telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

O que é CIAP-2 ?

O que é CIAP ? 

O sistema de Classificação Internacional de Atenção Primária – Segunda Edição (CIAP2) é uma ferramenta adequada à Atenção Básica (AB) que permite classificar questões relacionadas às PESSOAS e não a doenças.

Permite classificar não só os problemas diagnosticados pelos profissionais de saúde, mas os motivos da consulta e as respostas propostas pela equipe seguindo a sistematização SOAP, de Lawrence Weed (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano). Pode ser utilizado por todos os profissionais de saúde.

A CIAP2 evidencia os motivos de procura do cidadão (sofrimento ou enfermidade) ao serviço de saúde, mesmo que não sejam doenças objetivamente evidenciadas por qualquer tipo de exame (clínico, sangue ou imagem). Permite conhecer melhor a demanda dos pacientes. Potencializa a prevenção quaternária como concebida por Marc Jamouille, visando evitar intervenções inadequadas. Permite qualificar a prática profissional, potencializando o planejamento das ações nas unidades de saúde, como também na programação das atividades de educação permanente. Favorece que o cuidado ao paciente seja assumido de forma multiprofissional pela equipe de saúde.

Quais as vantagens que a utilização da CIAP traz para a Atenção Básica (AB) ?

  • A CIAP evidencia os motivos de procura do cidadão (sofrimento ou enfermidade) ao serviço de saúde, mesmo que não sejam doenças objetivamente evidenciadas por qualquer tipo de exame (clinico, sangue ou imagem). Permite conhecer melhor a demanda dos pacientes. 
  • Potencializa a prevenção quaternária como concebida por Marc Jamouille, visando evitar intervenções inadequadas.
  • Permite qualificar a prática profissional potencializando o planejamento das ações nas Unidades de Saúde como também na programação das atividades de educação permanente.
  • Favorece que o cuidado ao paciente seja assumido de forma multiprofissional pela equipe de saúde.

CIAP substitui CID?

Não! Não se trata de uma alternativa à Classificação Internacional de Doenças (CID), que continua importante para ser usada em morbi-mortalidade.
A relação entre a CIAP e a CID-10 é complexa. Cada uma tem conceitos para os quais não existe correspondente exato na outra. Contudo, grande parte das rubricas de uma das classificações corresponde a uma ou mais rubricas da outra.

Estrutura

A CIAP2 baseia-se em uma estrutura simples, fundada em dois eixos: 17 capítulos em um deles, com um código alfa cada, e sete componentes idênticos no outro, com rubricas numeradas com códigos de dois dígitos, como por exemplo, capítulo dos olhos, músculo-esquelético, circulatório, etc; além de incluir um capítulo geral e outro de problemas sociais.

Capítulos e Componentes da CIAP


A - Geral e Inespecífico
B - Sangue, sistema Hematopoiético, linfático, baço
D - Digestivo
F - Olho
H - Ouvido
K - Circulatório
L - Músculo-esquelético
N - Neurológico
P - Psicológico
R - Respiratório
S - Pele
T - Endócrino/metabólico
U - Aparelho Urinário
W - Gravidez, parto e planejamento familiar
X - Aparelho Genital feminino
Y - Aparelho Genital Masculino
Z - Problemas sociais

Algumas limitações

Embora a CIAP seja suficientemente vasta para permitir a classificação dos principais aspectos da atenção primária, ela ainda possui algumas limitações, a exemplo da classificação de terapêuticas, medicamentos, resultados de exame físico ou exames complementares.

A categorização das condições atendidas são importantes para definição de políticas publicas, planejamento de ações e, recentemente, para a descrição de “episódios de cuidado”. Esses episódios iniciam-se no momento em que o problema de saúde é apresentado ao profissional e terminam quando
se tem a última consulta referente a esse problema. Isso permite acompanhar os problemas apresentados ao longo do tempo.

Por meio do registro com a CIAP é possível fazer um levantamento dos episódios de cuidado a cada cidadão. Cada episódio de cuidado é composto pelo motivo de consulta (na ferramenta “SOAP”, corresponde ao “S”- SUBJETIVO); problema de saúde detectado (no “SOAP”, corresponde ao AAVALIAÇÃO) e intervenção/procedimento de cuidado (no “SOAP” corresponde ao “P”- PLANO).

Outros materiais para download

CIAP 2 Sumário

Guia CIAP2 - Campinas

Tabela CIAP-2 - Governo Bahia

CIAP Brasil atualizado

 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032