Entenda os tipos de atendimento feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
UPAs atendem urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame - Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde/ RS
A rede de urgência e emergência do País foi estruturada e organizada pela Política Nacional de Urgência e Emergência, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Conheça o que cada unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) está habilitada para atender e os locais certos para buscar atendimento.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família constituem a atenção básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a cargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
As UBS são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.
As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.
Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
A estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.
Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar em mais de 90% dos pacientes. Estas unidades estão ligadas diretamente ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Atendimento Médico Ambulatorial - (AMA)
A AMA suporta as demandas de saúde com média complexidade, como dor de ouvido, dor de garganta, crises de asma e infecção urinária. Realiza, também, administração de medicamentos, suturas, drenagem de abscessos e RX de qualquer paciente sem cadastramento prévio, com atendimento diferenciado, sendo de segunda-feira à sábado das 07 às 19h para as unidades Tradicionais, e 24h para as unidades interligadas à hospitais.
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso.
Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.
Hospitais
Em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos.
Vídeos sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=67&v=rOxlJxAM0lw
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=cBm3ho7JUrQ
https://www.youtube.com/watch?time_continue=179&v=s8TAUb3_UH8
Fonte: Ministério da Saúde