telessaude_horizontal-site.png
googleplay.png facebok.jpg instagram.jpg twitter.jpg linkedin.png WhatsApp Business

12 de abril , dia do médico obstetra

dia-do-obstetra.png  

No dia 12 abril é comemorado o Dia do Obstetra em todo o Brasil. Mas você sabe exatamente qual é o papel deste profissional?

O médico obstetra é o responsável por fazer que todo o processo de gravidez até o nascimento da criança seja o mais normal possível, atendendo a todas as necessidades físicas e emocionais da paciente.

A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetra/Obstetriz.

O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à "mulher assistindo à parturiente" ou "mulher que presta auxílio".

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032