telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Mundial de combte à Póliomielite

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Enquanto houver a circulação do vírus em algum lugar, o mundo está sob risco

O Dia Mundial de combate à Pólio é comemorado anualmente em 24 de outubro e oferece uma oportunidade para destacar os esforços em direção a um mundo livre da pólio e honrar o compromisso inabalável daqueles que estão na linha de frente da luta para erradicá-la.

O tema deste ano é “Dia Mundial da Pólio 2022: um futuro mais saudável para mães e crianças”. Especialistas em pólio se reuniram para considerar esforços futuros e continuar a colaboração de décadas contra poliomielite.

Desde que a resolução histórica para a erradicação mundial da pólio foi adotada em 1988 na 41ª Assembleia Mundial da Saúde, os esforços globais alcançaram uma redução de mais de 99,9% nos casos de pólio. Cerca de 20 milhões de crianças foram poupadas da deficiência e estão andando hoje. Duas das três cepas de poliovírus selvagem (Tipo 2 e Tipo 3) foram certificadas como erradicadas e, em 2020, a Região Africana foi certificada como livre de pólio selvagem indígena.

Esse progresso é admirável e protegeu milhões de crianças e suas famílias desse vírus incapacitante. No entanto, as detecções de novos surtos, inclusive em áreas onde se acredita que a pólio foi erradicada, é um forte lembrete de que, se não cumprirmos nossa promessa de erradicar todas as formas de pólio, em todos os lugares, nenhuma criança estará segura em nenhum lugar.

Casos

No Brasil, o último caso de que se tem registro é de 1989, segundo dados da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), e há 28 anos foi considerada eliminada do país. As campanhas do Zé Gotinha sempre movimentaram os postos de vacinação. O cenário era positivo. No entanto, em 2022, surgiram indícios para alerta. Em julho, os Estados Unidos registraram o primeiro caso da doença desde 2013 (e em setembro, o estado de Nova York decretou estado de emergência, diante da evidência de que o vírus está em circulação). No Reino Unido foram encontrados indícios de poliovírus no esgoto de Londres. Por lá, a decisão foi dar uma dose extra da vacina para mais de 1 milhão de crianças. Casos em Israel e no Malawi também foram registrados no começo do ano. De acordo com as estatísticas mais atualizadas para o continente, mais de 250 casos de paralisia por poliomielite foram registrados na África este ano. 

Caso suspeito no Brasil

No Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) notificou ao Ministério da Saúde que investiga um caso suspeito de poliomelite em um menino de 3 anos de idade, do município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste do estado.

Vacinação

Dados recentes da OMS e do Unicef revelam que, em 2022, foi registrada a maior queda nas vacinações em 30 anos no mundo todo. No Brasil, em 2021, segundo o Datasus, a cobertura vacinal contra a pólio, especificamente, caiu de 84,2%, em 2019, para 69,94%.

Homenagem aos profissionais

No Dia Mundial da Pólio hoje, agradecemos a oportunidade para agradecer sinceramente a todos os profissionais de saúde dedicados que estão cumprindo a promessa de erradicar a pólio, indo de porta em porta para administrar vacinas em circunstâncias muitas vezes desafiadoras, para proteger todas as crianças elegíveis.

 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032