telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

18 de outubro, dia mundial da menopausa

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Cerca de 1,2 milhões de mulheres terão 50 anos ou mais em 2030

WMD_IMSa_2020.jpg

Dia Mundial da Menopausa é realizado todos os anos no dia 18 de outubro. O objetivo do dia é aumentar a conscientização sobre a menopausa e as opções de apoio disponíveis para melhorar a saúde e o bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), levando em conta o crescimento da expectativa de vida, que passou a ser de 73 anos, cerca de 1,2 milhões de mulheres terão 50 anos ou mais em 2030. Por esse motivo, é necessário conscientizar cada vez mais as mulheres sobre os efeitos da queda hormonal e os tratamentos disponíveis no mercado, como a terapia hormonal.

A menopausa representa o fim do ciclo reprodutivo feminino, mas não o fim da vida sexual feminina. Converse com seu ginecologista e entenda melhor essa nova fase da sua vida.

Para marcar a data, estão reunidas abaixo diversas informações obre Menopausa, já publicadas no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O tema do Dia Mundial da Menopausa de 2021 é Saúde Óssea.

A osteoporose e fraturas associadas representam um grande desafio na melhoria dos resultados globais de saúde. Os principais aspectos clínicos são a definição da osteoporose e das fraturas associadas, a previsão do risco de fratura, a estratificação do risco de fratura, os limites de intervenção e a intervenção mais adequada com base na integração dos mencionados.

A correta compreensão e aplicação desses conceitos são essenciais para conter a crescente onda de fraturas por fragilidade associadas ao envelhecimento da população. O papel da força e função muscular, sarcopenia e o novo conceito emergente de osteosarcopenia na manutenção da saúde óssea são discutidos em detalhes.

 A osteoporose e fraturas associadas são as doenças ósseas metabólicas crônicas mais comuns e representam um grande problema de saúde global, contribuindo para 8,9 milhões de fraturas em todo o mundo em uma base anual. Em todo o mundo, existem variações marcantes nas taxas de fratura de quadril e grandes fraturas osteoporóticas. As fraturas associadas à osteoporose causam não apenas aumento da morbidade, mas também aumento da mortalidade.

Referências

https://www.menopause.org.au/health-info/world-menopause-day

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/dia-mundial-da-menopausa

https://www.endocrino.org.br/dia-mundial-da-menopausa/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032