telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Mundial do Cérebro 2021: juntos pela esclerose múltipla

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Estima-se que haja cerca de 2,8 milhões de pessoas vivendo com esclerose múltipla no mundo

Todos os anos, o Dia Mundial do Cérebro destaca uma área da neurologia que precisa da atenção do mundo. A cada cinco minutos, alguém recebe o diagnóstico de esclerose múltipla que altera sua vida, por isso a urgência do assunto. O objetivo da data é aumentar a conscientização sobre a esclerose múltipla e seu impacto sobre as pessoas que vivem com ela, seus entes queridos e a sociedade para melhorar o acesso a cuidados neurológicos de qualidade e tratamentos que mudam vidas.

O que é ?

A esclerose múltipla é causada pela perda de mielina induzida por inflamação, um tipo de camada de gordura / lipídio que isola os nervos, danificando o cérebro e a medula espinhal.

Sintomas

Apresenta-se com uma variedade de sintomas, incluindo fadiga, dor, problemas de visão, problemas de coordenação e mobilidade, bem como problemas cognitivos e emocionais. O diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos comprovados que modificam a doença são vitais para melhorar a qualidade de vida do paciente e interromper significativamente a progressão da doença.

Tratamento

Embora não haja cura para a esclerose múltipla, muito progresso foi feito nos últimos anos para melhorar as opções de tratamento. No Brasil, vários tratamentos são disponibilizados tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no sistema de saúde suplementar. Os tratamentos que modificam a doença diminuem a progressão, melhorando drasticamente a qualidade de vida. O acesso a esses medicamentos não esteja disponível em muitas partes do mundo.

Números

Mais de 2,8 milhões de pessoas de todas as idades vivem com esclerose múltipla em todo o mundo e cada uma dessas pessoas tem uma história, amigos, família e sonhos. No Brasil, sua prevalência pode variar de 1,36 a 27,7 casos por 100 mil habitantes, de acordo com a região. Em 2018, o SUS atendia cerca de 15.689 usuários.

Referências

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/tratamento-da-esclerose-multipla-tera-menos-efeitos-adversos

https://sp.unifesp.br/epe/desc/noticias/esclerose-multipla-2021

https://www.prnewswire.com/news-releases/world-brain-day-2021-dedicated-to-multiple-sclerosis-301295472.html

https://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474-4422(21)00200-3/fulltext

# WorldBrainDay2021

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032