telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Variante Delta

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Nova variante do Coronavírus

Alguns países já sentem a esperança de que a pandemia possa voltar para segundo plano, graças a imunização em massa. No entanto, em lugares como o Brasil, onde a vacinação caminha a passos lentos, a preocupação se mantém constante e ainda encontra um agravador: as novas mutações do vírus, como a variante Delta.

A nova versão da doença foi identificada pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020 e percorreu rapidamente pelo país. Posteriormente, a Delta foi identificada no Reino Unido, levando um número crescente de infecções e mortes.

Nos Estados Unidos, o primeiro caso de Covid-19 provocado pela Delta foi diagnosticado em março. No final de junho, a variante constituía 20% dos infectados por lá. Já no Brasil, foi notificada no dia 20 de maio. Também durante o mês de junho, novos casos foram observados em várias regiões brasileiras, em cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

3 coisas importantes para saber

A variante Delta é mais contagiosa do que outras cepas do vírus SARS-CoV-2.

Pesquisas demonstram que a variante Delta se espalha mais facilmente entre as pessoas e parece que as pessoas estão transmitindo o vírus a outras antes de espalhar a cepa original do novo coronavírus. Além disso, um estudo recente da China descobriu que pessoas presumivelmente não vacinadas e infectadas com a variante Delta tinham uma carga viral em seus sistemas respiratórios 1.000 vezes maior do que a quantidade de vírus que estava presente entre as pessoas que haviam sido infectadas pelo vírus original cepa do vírus. 

A combinação de uma carga viral mais alta, a capacidade de espalhar o vírus para outras pessoas mais cedo (para assintomáticos) e o fato de que esta variante se espalha de forma mais eficiente torna a variante Delta preocupante. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) classificou-o como uma "variante de preocupação", que é um termo usado quando um vírus é mais transmissível, causa doenças mais graves ou envolve outras complicações.

Pessoas infectadas com a variante Delta podem ficar mais doentes.

Uma pesquisa recentemente publicada na Escócia mostrou que pessoas não vacinadas infectadas com a variante covid-19 Delta têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas, devido à gravidade da doença, do que pessoas infectadas com a variante covid-19 Alfa, que havia anteriormente sido identificada como mais contagiosa do que a cepa original do vírus. Mais pesquisas são necessárias para determinar se a variante Delta causa doenças mais graves do que outras cepas, mas a presença de uma carga viral mais alta pode contribuir para mais sintomas entre as pessoas afetadas.

As vacinas COVID-19 oferecem a melhor proteção contra a variante Delta.

A pesquisa atual sugere que as vacinas COVID-19 protegem adequadamente contra a variante Delta, embora os pesquisadores continuem a estudar sua eficácia.

O CDC recomenda que as pessoas que não foram vacinadas tomem a vacina contra a covid-19 para se protegerem do risco, incluindo a variante Delta. No caso de alguém vacinado contrair covid, as vacinas protegem contra a gravidade da doença, o que ajuda a prevenir a hospitalização e a morte.

Também é bom saber:

1. Ela é mais contagiosa do as outras mutações do vírus;

2. Pessoas não vacinadas correm risco;

3. A Delta pode acarretar em surtos locais;

4. Ainda há mais para aprender sobre ela;

5. A vacinação é a melhor proteção;

6. Pode causar um risco aumentado de hospitalização em comparação com a cepa Alpha;

7. Há evidências de que as vacinas contra Covid-19 existentes estão funcionando contra a variante Delta;

8. 74 países, em todos os continentes, exceto na Antártica, identificaram a nova variante;

9. Os sintomas mais comuns da variante delta são: dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre.

FAKENEWScard2_01.png

Muitos boatos estão circulando sobre a variante delta. Fiquem atent@s à esse boato:

https://www.boatos.org/saude/variante-delta-covid-19-nao-causa-febre-tosse-nao-pode-ser-detectada-em-testes.html  

 

Referências

https://olhardigital.com.br/2021/07/05/medicina-e-saude/variante-delta-o-que-voce-precisa-saber-sobre-ela/ 

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/06/11/covid-19-o-que-sabemos-sobre-a-variante-delta-encontrada-na-india 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2021/07/06/covid-quais-sao-os-sintomas-mais-comuns-da-variante-delta-do-coronavirus.htm 

https://www.hackensackmeridianhealth.org/HealthU/2021/07/14/3-things-you-need-to-know-about-the-delta-variant/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032