telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Mundial da Asma

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Acomete 339 milhões de pessoas no mundo

O Dia Mundial da Asma é comemorado todos os anos na primeira terça-feira de maio. Este ano cai em 4 de maio. É um evento anual organizado pela Global Initiative for Asthma (GINA) em colaboração com grupos de saúde e educadores em asma, para espalhar a consciência e os cuidados em todo o mundo.

O objetivo da data é educar as pessoas sobre a melhor forma de obter controle sobre esse problema respiratório e outras doenças alérgicas.

Tema

O tema para o Dia Mundial da Asma de 2021 é “Descobrindo os Equívocos sobre a Asma”. O tema fornece um apelo à ação para abordar mitos e conceitos errôneos amplamente difundidos a respeito da asma que impedem as pessoas com asma de desfrutar dos benefícios ideais dos grandes avanços no manejo dessa condição.

Os equívocos comuns em torno da asma incluem:

  • A asma é uma doença infantil; os indivíduos vão crescer com a idade.
  • A asma é infecciosa.
  • Quem sofre de asma não deve se exercitar.
  • A asma só é controlável com esteróides em altas doses.

A verdade é:

  • A asma pode ocorrer em qualquer idade (em crianças, adolescentes, adultos e idosos)
  • A asma não é infecciosa. No entanto, infecções respiratórias virais (como resfriado comum e gripe) podem causar ataques de asma. Ou Em crianças, a asma está frequentemente associada a alergia, mas a asma que começa na idade adulta é menos frequentemente alérgica.
  • Quando a asma está bem controlada, os asmáticos são capazes de se exercitar e até praticar esportes de primeira linha.
  • A asma é mais frequentemente controlável com esteróides inalados em baixas doses

História

O primeiro Dia Mundial da Asma foi celebrado em 1998 em mais de 35 países junto com o primeiro Encontro Mundial da Asma realizado em Barcelona, ​​Espanha. Desde então, o dia se tornou um dos eventos mais importantes de conscientização sobre asma.

O que é asma ?

A asma é uma doença crônica que prejudica o sistema respiratório, causando dificuldade para respirar. Isso pode dificultar a respiração, pode desencadear tosses e chiados frequentes.

O que agrava a asma ?

O sedentarismo, a obesidade, a depressão e a ansiedade são fatores que agravam os sintomas da asma, dificultando seu controle. Por outro lado, exercícios aeróbicos frequentes, como caminhadas de intensidade moderada ao menos cinco vezes por semana, ajudam a reduzir as crises da doença, principalmente em pacientes moderados e graves.

Sintomas

asma-ministerio da saude.png
Fonte: Ministério da Saúde

Números

A OMS reconhece que a asma é de grande importância para a saúde pública. De acordo com a OMS, estimou-se que mais de 339 milhões de pessoas tiveram asma em todo o mundo e houve 417.918 mortes por asma em nível global em 2016. 

Embora a asma não possa ser curada, é possível controlar a asma para reduzir e prevenir ataques, também chamados de episódios ou exacerbações.

SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece tratamento gratuito desde 2011 aos asmáticos por meio do Programa Farmácia Popular.

Atualmente os medicamentos que o SUS disponibiliza para os pacientes de asma são:

  • Brometo de ipratrópio
  • Dirpoprionato de beclometasona
  • Sulfato de salbutamol
  • Budesonida
  • Fenoterol
  • Formoterol
  • Salbutamol
  • Salmeterol
  • Prednisona
  • Prednisolona

Esses medicamentos podem ser obtidos mediante apresentação do CPF e da receita médica, em qualquer estabelecimento participante do Programa Farmácia Popular. Em alguns Estados são fornecidos outros medicamentos gratuitamente, conforme legislação estadual. Consulte a Secretaria de Saúde do seu Estado e Município sobre o fornecimento da medicação indicada pelo seu médico/sua médica.

Se o seu médico/sua médica lhe recomendar o uso de outro medicamento, você pode consultar se ele está disponível pelo SUS nos postos de saúde ou pelas farmácias de alto custo pela lista do RENAME (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_rename_2017.pdf)

Fontes:

https://ginasthma.org/wad/
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma
https://ginasthma.org/
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/04/sedentarismo-obesidade-e-depressao-agravam-sintomas-da-asma-revela-estudo.htm

#worldasthmaday #wad #ginasthma #diamundialdaasma

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032