telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Pandemia x Tabagismo

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Motivos variam entre medo, solidão, ansiedade e nervosismo.

Parar de fumar não é fácil. Com a pandemia, ficou bem pior!

As reuniões entre grupos de apoio que eram presenciais foram adiadas e vieram sentimentos como ansiedade, medo, solidão e a consequência é que mais da metade de pacientes que haviam deixado o vício, voltaram a fumar.

Segundo pesquisa do Hospital dos Servidores Públicos, 54,5% voltaram a fumar. Outra pesquisa que reforça o cenário foi elaborada pela Fiocruz e constatou que 34% dos fumantes brasileiros aumentaram o número de cigarros fumados durante a pandemia. E o consumo foi maior entre os que apresentaram:

  • 45,5% piora no sono,
  • 39,6% solidão,
  • 46,3% tristeza e 
  • 43,3% nervosismo.

A maioria desses fumantes aumentou 10 cigarros por dia. Outros 5 a mais e alguns + 20 cigarros por dia além do que já fumavam. O tabagismo mata em torno de 8 milhões de pessoas ao ano no mundo inteiro em decorrência das doenças que ele causa. Com a associação com a covid-19 e com o agravamento causado nas pessoas que fumam, na verdade temos 2 pandemias que se associam. Além de ser fator de risco para a covid-19, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)  mostram por si só que o tabagismo já provoca a morte de 157 mil brasileiros por ano. No mundo são 8 milhões anualmente segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é exemplo no combate ao tabagismo. Enquanto no mundo 17% da população é fumante, aqui, de 2013 a 2019, reduzimos de quase 15% para - de 10% a população de fumantes. Ainda são 20 milhões de brasileiros dependentes da nicotina e estamos retrocedendo no enfrentamento a essa dependência.

Segundo a ONU, 18% dos adultos com covid-19 são fumantes.

O gasto dessa população com a saúde em um ano é de 57 bilhões de reais enquanto a indústria do tabaco paga 13 bilhões de impostos. É preciso sensibilizar a população não só para os prejuízos da saúde como os prejuízos financeiros. 

Cerca de 4% dos fumantes conseguem parar sozinho mas não espere a pandemia acabar para procurar ajuda. O INCA disponibiliza em seu site orientações técnicas e ferramentas para apoio: Site do INCA

O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão.

fumantes.jpg

Fonte: Ministério da Saúde

Tratamento

No Brasil, existe desde 2004 um tratamento para ajudar as pessoas que querem parar de fumar, mas não conseguem. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde e nos Hospitais. 

O tratamento completo disponível no SUS envolve métodos que vão desde o aconselhamento até o uso de medicamentos. O tabagista terá acesso a informações, reuniões de apoio, consultas para acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário. Caso haja a indicação de apoio medicamentoso, está disponível a terapia de reposição de nicotina, goma de mascar, pastilha e cloridrato de bupropiona. O uso de medicamentos é um recurso adicional no tratamento e deve ser usado, se possível, juntamente com os serviços de apoio, embora eficazes se administradas separadamente. O uso desses medicamentos pode dobrar as chances de um fumante parar de fumar, mas só devem ser usados com acompanhamento profissional.

As informações sobre os locais de atendimento e horários disponíveis de tratamento podem ser encontradas nas unidades de atenção básica e nos hospitais próximos de casa ou do trabalho. O Disque Saúde no número 136 também oferece informações sobre como parar de fumar.

Decisão

O primeiro passo para abandonar o tabagismo é decidir, de forma concreta, quando será o primeiro dia sem cigarro. É importante fazer dessa data uma ocasião especial, com uma programação agradável para conseguir se distrair e relaxar.  Evite tomar essa decisão em situações que, no geral, possam induzir naturalmente a fumar , como uma festa com os amigos fumantes ou situações onde estará estressado ou ansioso.

Referências

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51047-sus-oferece-tratamento-para-quem-deseja-parar-de-fumar

https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento

https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tabagismo-e-coronavirus

https://www.inca.gov.br/videos/09-o-laboratorio-do-mal

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032