telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

30 de março - Dia Mundial do Transtorno Bipolar

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A bipolaridade atinge 140 milhões de pessoas no mundo.

Todos os anos, o Dia Mundial Bipolar ocorre em 30 de março e, neste ano, há um incentivo para que todos usem as mídias sociais para ajudar a disseminar informações e fazer com que as hashtags do evento sejam tendências nas mídias sociais.

A data foi criada para aumentar a conscientização mundial sobre as condições bipolares e trabalhar para eliminar o estigma social, ao mesmo tempo que fornece informações para educar e ajudar as pessoas a compreender a condição.

bipolaridade.jpg
Crédito: Propsiq

O dia de conscientização é uma iniciativa organizada pela International Bipolar Foundation em parceria com a Asian Network of Bipolar Disorder e a International Society for Bipolar Disorder.

O que é o transtorno ?

O transtorno bipolar afeta o humor de uma pessoa, que pode oscilar de um extremo a outro, com alguém que sofre do transtorno tendo episódios de depressão ou mania. Pessoas que vivem com transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, tendem a ter suas vidas significativamente perturbadas, pois pode afetar a capacidade de funcionamento de uma pessoa. No entanto, existem vários medicamentos que podem ajudar a tratá-la.

Tristeza, alegria, angústia, euforia. As emoções são tão numerosas quanto diferentes entre si. E, variando de intensidade conforme os obstáculos que a vida impõe, elas se revelam, muitas vezes, difíceis de controlar.

Números

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, a bipolaridade atingia 140 milhões de pessoas no mundo e 4,2 milhões de brasileiros. E embora afete tanta gente, ela é, assim como outros problemas psíquicos, pouco compreendida.

Características

bipolar.jpg
Crédito: A importância de cuidar do bipolar

 

Diferentemente de outras doenças, como a hipertensão e a diabetes, das quais se fala com naturalidade, as doenças mentais ainda reverberam em um campo estigmatizado. E isso impede as pessoas adoecidas de procurar ajuda.


Causas 

Embora exista substancial pesquisa sobre a bipolaridade, os especialistas não apontam uma causa exata para o transtorno. A principal hipótese é que uma combinação de fatores físicos, ambientais e sociais torna uma pessoa mais vulnerável ao desenvolvimento da doença.

A lista de possíveis causas inclui:

  • Fatores genéticos: a bipolaridade é mais comum em pessoas que têm um parente próximo com a doença. Isso não significa que exista um gene bipolar. Os pesquisadores acreditam que a hereditariedade, na verdade, se deve a uma série de características genéticas que ainda precisam ser melhor compreendidas.
  • Fatores biológicos: desequilíbrio de neurotransmissores ou hormônios; problemas mitocondriais (que levam a alterações na produção e uso de energia); perda ou dano de células no hipocampo (parte do cérebro com importante papel na regulação de emoções e memória).
  • Fatores ambientais e sociais: eventos estressantes, traumáticos ou perdas significativas podem desencadear os primeiros sintomas da bipolaridade em pessoas suscetíveis ao transtorno — principalmente quando há presença do fator hereditário.

Referências

https://www.folhape.com.br/noticias/dia-mundial-do-transtorno-bipolar-recorda-importancia-de-cuidar-das/177860/

https://www.awarenessdays.com/awareness-days-calendar/world-bipolar-day-2021

https://www.isbd.org/world-bipolar-day

Hashtags

#transtornobipolar #bipolar #doençamaníacodepressiva  #WorldBipolarDay #BipolarStrong

@intlbipolar Twitter

e Instagram e @InternationalBipolarFoundation

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032