telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

8 de outubro - Dia Mundial da Visão

Quase 700 mil cegos são cegos evitáveis

O Dia Mundial da Visão é um dia anual de conscientização que foca na atenção global na cegueira e na deficiência visual. 

Um bilhão de pessoas em todo o mundo têm deficiência visual evitável ou que ainda não foi resolvida. A visão reduzida ou ausente pode ter efeitos importantes e duradouros em todos os aspectos da vida, incluindo atividades pessoais diárias, interação com a comunidade, oportunidades escolares e de trabalho e a capacidade de acessar serviços públicos.

A visão reduzida pode ser causada por vários fatores, incluindo doenças como diabetes e tracoma, trauma nos olhos ou condições como erro refrativo, catarata, degeneração macular relacionada à idade ou glaucoma.

A maioria das pessoas com deficiência visual tem mais de 50 anos; no entanto, a perda de visão pode afetar pessoas de todas as idades.

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do brasileiro.

#DiaMundialdaVisão #WorldSightDay2020

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032