telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

19/06 - Aniversário da Lei Seca

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se beber, não dirija!

 
No dia 19 de junho de 2020 é comemorado o décimo terceiro aniversário da Lei 11.705, mais conhecida como Lei Seca. Mesmo depois de uma década, essa é uma das leis mais discutidas e polêmicas no Brasil. Pois pune indivíduos que dirigem alcoolizados com multas e até cadeia em alguns casos. Se beber, não dirija! Essa é a mensagem principal por trás da Lei Seca.
 
Favorável ou não à tolerância zero com o álcool e direção, é importante ressaltar que desde que a Lei Seca foi instituída em 2008 no Brasil, 41 mil vidas foram salvas. É o que aponta o estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (Cpes), da Escola Nacional de Seguros (Funenseg). Este estudo, que envolveu a participação de estatísticos e especialistas em cálculos de seguros, indica também que R$ 550 bilhões foram poupados ao país por meio da Lei Seca.
 
E você, tem alguma história interessante para compartilhar conosco sobre o tema? Poste aqui para discutirmos melhor o assunto.
 
Um projeto que vale a pena conhecer é o PVT (Projeto Vida no Trânsito), que tem por objetivo a vigilância e a prevenção de lesões e mortes no trânsito, instituído em função de alguns desafios marcantes identificados pela ONU (Organização das Nações Unidas) a serem combatidos em dez países, dentre eles o Brasil – onde dois fatores de risco foram priorizados: 1) dirigir após o consumo de bebida alcoólica; e 2) velocidade excessiva e/ou inadequada. Veja mais informações sobre o projeto no seguinte link do Ministério da Saúde:
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-e-violencias/41896-projeto-vida-no-transito


Efeitos do álcool no organismo, segundo o Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina - EPM/Unifesp:

Até 99mg/dl
Sensação de calor/rubor facial, prejuízo de julgamento, diminuição da inibição, coordenação reduzida e euforia.

Entre 100 e 199 mg/dl
Aumento do prejuízo do julgamento, humor instável, diminuição da atenção, diminuição dos reflexos e incoordenação motora.

Entre 200 e 299mg/dl
Fala arrastada, visão dupla, prejuízo de memória e da capacidade de concentração, diminuição de resposta a estímulos, vômitos.

Entre 300 e 399mg/dl
Anestesia, lapsos de memória, sonolência

Maiores de 400mg/dl
Insuficiência respiratória, coma, morte.

 
Elaborado por: Felipe Azevedo Moretti e Thiago de Oliveira
 
#leiseca #Telessaúde #teleducação #educaçãopermanente #atençãobásica #SUS #ministériodasauúde