telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

29 de Maio: Dia Mundial da Saúde Digestiva

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Prevenção é o melhor caminho para evitar complicações

O dia 29 de maio é marcado como Dia Mundial da Saúde Digestiva, a data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. De acordo com a Organização, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.

As principais doenças do aparelho digestivo são  a gastrite, doença do refluxo, intolerância à lactose e as doenças inflamatórias intestinais. Mudanças de hábitos simples podem prevenir algumas delas. A gastrite e doença do refluxo podem ser prevenidas evitando a ingestão em excesso de condimentos, gorduras, frituras e da cafeína. Evitar comer com líquidos, melhorar a mastigação, higiene adequada dos alimentos, não comer e deitar e evitar excessos alimentares, principalmente à noite, são alguns hábitos que podem ajudar a melhorar a saúde do aparelho digestivo.

Fique atento aos sintomas!

Principais doenças

As doenças do aparelho digestivo apresentam sintomas mais comuns como náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ ou constipação e dor abdominal. Mas outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, cefaleia, deficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos. Por isso, é importante procurar sempre um especialista e evitar a automedicação.

As doenças dessa região, geralmente, estão relacionadas a alguns hábitos adquiridos ao longo da vida. A alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre vários outros problemas, são responsáveis por muitos transtornos. Portanto, a prevenção é a melhor maneira de diminuir os índices de complicações na saúde digestiva.

Entre as principais queixas, Bruno cita as úlceras estomacais, azia, gastrite, pancreatite, síndrome do intestino irritável e, entre as mais graves, a doença de Crohn. “O câncer de intestino também é um problema sério, porém com menos ocorrências na população. Mas, um ponto em comum entre todas essas doenças é o fato de que, quando não tratadas, podem causar sérios danos à saúde”.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de curar e evitar complicações de qualquer doença. Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar automedicação. Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia e, até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente merecem atenção.

#telessaúde #teleducação #educaçãopermanente #atençãobásica #sus #ministériodasaúde #sas #agencianacionaldeteleducação #telessaudesãopaulo #telessaudesp  #diamundialdasaudedigestiva #digestão #digestivehealth #saúdedigestiva #saúdedigital #unifesp #somosUnifesp


https://www.f5news.com.br/cotidiano/especialista-alerta-para-cuidados-que-podem-melhorar-a-saude-digestiva_55942/
https://www.revistaexclusive.com.br/noticias/29-de-maio-dia-mundial-da-saude-digestiva/
http://www.ciesglobal.org/noticia/dia-mundial-da-saude-digestiva-doencas/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032