telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Aviso Importante! O Telessaúde São Paulo não aplica vacinas! 

É verdade que a vacina contra covid afeta fertilidade ?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Não há nenhum "mecanismo biológico plausível" pelo qual uma vacina poderia afetar a fertilidade. A vacina gênica da Pfizer funciona de modo a mandar uma mensagem para o corpo, permitindo-o fabricar um pequeno (e inofensivo) fragmento da proteína "spike" do coronavírus. Esse processo ativa o sistema imunológico, produzindo anticorpos e células brancas para combater o vírus fazendo-o ser capaz de reconhecer novamente esse vírus caso ele volte a entrar no corpo. 

A vacina não tem nem a capacidade de transmitir o vírus, nem de alterar a composição genética do corpo. As "partículas mensageiras" levadas pela vacina também têm vida muito curta: entregam a "mensagem" e são destruídas. É por isso que a vacina da Pfizer, em particular, precisa ser armazenada com tanto cuidado: seu material genético se desintegra (e se torna inútil) muito facilmente. Não há nenhuma forma como esse processo pode impactar a saúde reprodutiva feminina.

A confusão em torno do assunto começou nas redes sociais quando uma versão anterior das diretrizes do governo britânico dizia que era "desconhecido" se a vacina da Pfizer teria um impacto na fertilidade. Essa diretriz foi desde então atualizada, para esclarecer que estudos com animais não indicam nenhum efeito nocivo sobre o sistema reprodutivo.

A questão gira, em parte, em torno de como os cientistas descrevem as coisas, em comparação a como a maioria de nós a entendemos.

Quando cientistas dizem que "não há evidências", significa que não houve um estudo de longo prazo a respeito disso para essa vacina específica - o que não quer dizer que não haja fatos a respeito ou que estejamos no escuro a respeito desses efeitos.

Há muitas evidências vindas de outras vacinas do tipo, incluindo a vacina da gripe, de que não há nenhum impacto na fertilidade e são seguras para o uso durante a gravidez. Considerando que a infecção pelo coronavírus pode, em alguns casos, causar problemas de saúde reprodutiva, "a probabilidade de alguém ter problemas depois de pegar covid-19 é muito maior do que depois de tomar vacina".

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2021/02/15/vacina-contra-covid-nao-afeta-fertilidade-afirmam-especialistas.htm?cmpid=copiaecola

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032