Aviso Importante! O Telessaúde São Paulo não aplica vacinas!

Posso doar sangue após me vacinar contra a Covid-19?

Para que o ato de doar sangue seja eficaz, ele deve ser seguro para o doador e para o receptor, ou seja, para o paciente que irá receber a transfusão. E, para garantir esta segurança, há alguns pré-requisitos exigidos do voluntário que se candidata à doação de sangue. Entre eles, estão os prazos que devem ser respeitados ao tomar alguns medicamentos ou vacinas.

No caso dos imunizantes contra a Covid-19, a orientação não é diferente e, as pessoas que desejam realizar a doação sanguínea, devem ficar atentas.

Isso porque, assim como é necessário esperar um prazo de 30 dias para se candidatar à doação de sangue, após tomar as vacinas dupla ou tríplice viral, que protegem contra o sarampo, rubéola e caxumba, no caso dos imunizantes contra a Covid-19 também há prazos a serem respeitados. As inaptidões para os vacinados contra o novo coronavírus são temporárias e devem ser respeitadas pelos candidatos à doação de sangue, com o intuito de resguardar a integridade física dos doadores e receptores.

No caso de o candidato à doação de sangue ter tomado a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias.

Mas, se o voluntário tomou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade Oxford, no Reino Unido, e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia de recebida a dose.

Diante destas orientações dos dois laboratórios, recomenda-se que os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue, compareçam aos hemocentros antes de receber a vacina ou, atentem para os prazos estipulados para a CoronaVac e a AstraZeneca.