telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

Cursos - Edital 87

Resultado: CLIQUE AQUI

Clique AQUI para fazer o download do edital em PDF

EDITAL Nº 87 - DE 15 DE ABRIL DE 2020

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, por meio do Núcleo Técnico-científico Estadual Telessaúde São Paulo Unifesp, vinculado ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, torna pública a seleção de alunos para os Cursos de Extensão em Saúde Mental, Extensão em Atualização em Saúde Bucal, Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica, Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica, Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família, que será regida pelo presente Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A presente seleção de alunos destina-se ao provimento de vagas existentes para os Cursos de Extensão em Saúde Mental, Extensão em Atualização em Saúde Bucal, Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica, Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica, Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família. A seleção será regida por este Edital e será executada pela Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de São Paulo em parceria com a respectiva Coordenação do Curso.

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

  • Extensão em Saúde Mental - 13ª Oferta - Anexo I

  • Extensão em Atualização em Saúde Bucal - 8ª Oferta - Anexo II

  • Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica - 5ª Oferta - Anexo III

  • Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica - 5ª Oferta - Anexo IV

  • Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica - 3ª Oferta - Anexo V

  • Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família - 4ª Oferta - Anexo VI

2.2. Programa resumido:

  • Extensão em Saúde Mental - 13ª Oferta - Anexo I

  • Extensão em Atualização em Saúde Bucal - 8ª Oferta - Anexo II

  • Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica - 5ª Oferta - Anexo III

  • Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica - 5ª Oferta - Anexo IV

  • Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica - 3ª Oferta - Anexo V

  • Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família - 4ª Oferta - Anexo VI

2.3. Modalidade de ensino: os cursos serão ofertados na modalidade a distância, autoinstrucionais, com atividades por meio da Internet.

2.4. Carga horária:

Os Cursos de Extensão em Saúde Mental, Extensão em Atualização em Saúde Bucal, Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica e Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família serão desenvolvidos considerando um total de 40 horas na modalidade EAD autoinstrucionais, divididos em 4 módulos, com 10 horas cada módulo. O Curso de Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica será desenvolvido considerando um total de 10 horas na modalidade EAD autoinstrucional, dividido em 4 módulos, com uma média de 2 horas e 30 minutos cada módulo.

O aluno deverá realizar as atividades avaliativas e participar das atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).

2.5. Certificação: O aluno que obtiver participação mínima de 75% e nota mínima 6,0, dentro do prazo estipulado para cada curso, em todas as atividades pedagógicas propostas do curso, receberá certificado em nível de Extensão expedido pela Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo.

O aluno terá 30 dias para concluir os cursos de Extensão em Saúde Mental, Extensão em Atualização em Saúde Bucal, Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica e Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família.

O aluno terá 15 dias para concluir o Curso de Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica. Para este curso o aluno deverá participar da Web Aula ao Vivo para ter direito ao Certificado

3. DOS REQUISITOS

  • Ter conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – Moodle.

  • Ser estudante de graduação ou pós-graduação de cursos da área da saúde
    OU
    Ser profissional de saúde com vínculo no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

  • Possuir CNS – Cartão Nacional do SUS.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1. Período de inscrição: de 0h de 15/04/2020 às 23h59min de 18/05/2020, horário de Brasília. O candidato deverá preencher completamente o formulário de "Inscrição" somente via on-line (Internet), no endereço eletrônico:

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Após o preenchimento do formulário de “Inscrição” será gerado um protocolo; de posse desse número os dados do formulário poderão ser alterados durante o período das inscrições.

4.2. Das vagas: serão ofertadas vagas limitadas por curso conforme tabela abaixo.

CURSO DE EXTENSÃO

COD. CURSO

Nº DE

VAGAS

CARGA HORÁRIA

Saúde Mental

SM13

300

40

Atualização em Saúde Bucal

SB08

100

40

Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica

TB05

100

40

Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica *

CB05

100

10

Dor Crônica na Atenção Básica

DC03

100

40

Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família

SF04

200

40

*As vagas para o curso de Extensão Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica serão divididas em 2 turmas de 100 alunos cada de acordo com a ordem de inscrição.

4.3. As informações prestadas no formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade do candidato, bem como mantê-las atualizadas junto à secretaria do curso.

4.4. À Unifesp fica reservado o direito de excluir do Processo Seletivo aquele que não anexar os documentos obrigatórios no formulário de inscrição e não preenchê-lo de forma completa, correta, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos. O candidato deverá anexar o RG e CPF em formato PDF no formulário de inscrição, caso o RG apresente o CPF, deve anexar o mesmo documento no campo CPF.

5. DA SELEÇÃO

5.1. Os candidatos serão classificados com base nos dados do formulário de inscrição para o curso, depois de comprovadas as informações declaradas.

5.2. Se houver empate entre os candidatos, os critérios para desempate obedecerão a seguinte ordem:

  1. Profissionais de saúde vinculados a estabelecimentos de saúde dos municípios onde o Núcleo Técnico-científico Telessaúde Estadual de São Paulo tem atuação: Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Tapiratiba e Vargem Grande Paulista.

  2. Profissionais de saúde vinculados a estabelecimentos de saúde de outros municípios do Estado de São Paulo.

  3. Maior idade.

  4. Ordem de Inscrição.

6. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

Os resultados do processo seletivo e convocações para início dos cursos serão divulgados a partir de 22/05/2020, no endereço www.telessaude.unifesp.br, e constarão de uma relação nominal dos candidatos inscritos por ordem alfabética contendo: curso, classificação e situação.

7. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

A interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverá ser protocolada na Universidade Federal de São Paulo - Divisão de Protocolo - Rua Sena Madureira, 1500 - Térreo - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP 04021-001, até 2 (dois) dias úteis após a publicação dos resultados, das 9h às 16h (horário de Brasília), improrrogáveis. A interposição deverá ser endereçada ao Núcleo Técnico-científico Telessaúde Estadual de São Paulo Unifesp, Rua Sena Madureira, 1500 – Vila Clementino – São Paulo – SP – CEP: 04021-001. O recurso deverá ser apresentado por requerimento e entregue em duas vias (original e cópia), contendo o nome do candidato, número do documento de identificação e o número do protocolo de inscrição. Não serão aceitos recursos interpostos por via postal, fac-símile, e-mail, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

8. DA MATRÍCULA

Os candidatos aprovados serão matriculados automaticamente.

9. DO INÍCIO DO CURSO

Os Cursos de Extensão em Saúde Mental, Extensão em Atualização em Saúde Bucal, Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, Extensão em Dor Crônica na Atenção Básica, Extensão em Diretrizes Operacionais para o Trabalho na Estratégia de Saúde da Família têm previsão de início em 25/05/2020 e previsão de término em 23/06/2020.

O Curso de Extensão em Coordenação do Cuidado do Usuário com Câncer de Boca na Atenção Básica, devido a sua carga horária mais baixa tem previsão de início em 25/05/2020 e previsão de término em 08/06/2020.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. reserva-se o direito de não prestar informações já contempladas por este Edital.

10.2. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unifesp – PROEC em parceria com a Coordenação do Núcleo Técnico-científico Telessaúde Estadual de São Paulo da Universidade Federal de São Paulo.

10.3. A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente Edital e este declara que ao realizá-la, que atende todos os requisitos, responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

10.4. O candidato que não preencher os campos obrigatórios do Formulário de Inscrição será excluído do Processo Seletivo.

10.5. O candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou desligado do curso, na hipótese de já ter sido matriculado.

10.6. O prazo de validade do presente Edital de Processo Seletivo será de até 1 (um) ano, prorrogável uma vez, por igual período.

10.7. O curso é integralmente subsidiado, inexistindo taxas de inscrição, matrícula e mensalidades.

10.8. Não será permitida a inscrição e/ou matrícula de um candidato em mais de um curso do presente edital.

10.9. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância, mediante consulta aos sites informados no Edital, dos procedimentos e prazos estabelecidos no presente Edital.

10.10. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de eventuais alterações posteriores que venham a ser editadas em relação ao presente processo, bem como às disposições constantes deste Edital.

10.11. A UNIFESP não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos dos computadores, congestionamento das linhas e comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem o acesso do candidato à página de divulgação dos processos.

10.12. Não serão aceitas inscrições de candidatos matriculados em ofertas anteriores para o mesmo curso, que tenham sido: aprovados em qualquer oferta anterior; reprovados e desistentes em duas ou mais ofertas.

10.13. Não serão aceitas inscrições de candidatos matriculados para oferta em andamento do mesmo curso.

SORAYA SOUBHI SMAILI

 

ANEXO I – CURSO DE EXTENSÃO EM ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

 

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

O curso de Extensão em Saúde Mental, na modalidade a distância, tem por objetivo proporcionar um espaço para reflexão sobre a saúde mental e aprofundamento do conhecimento sobre o sofrimento psíquico associado ao uso e dependência de álcool e drogas. Desenvolver habilidades de comunicação e acolhimento necessárias para um desempenho efetivo e eficiente do cuidado em saúde à pessoa em sofrimento decorrente do uso prejudicial de álcool e drogas, assim como, à sua família.

2.2. Programa resumido:

  • Módulo 1

    • Sofrimento psíquico da pessoa que faz uso prejudicial de álcool ou drogas e sua família.

  • Módulo 2

    • Padrão de uso e os diferentes tipos de drogas.

  • Módulo 3

    • Promovendo o cuidado em Saúde.

  • Módulo 4

    • Redes de atenção e recursos de cuidado.

ANEXO II – CURSO DE EXTENSÃO EM ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

O profissional dos serviços de saúde, de todas as categorias profissionais, deverá desenvolver senso crítico e reflexivo a respeito dos temas que envolvem a saúde bucal na atenção básica.

Durante o curso o discente será convidado a pensar, a voltar à sua Unidade e procurar o dentista que lá atua. Se não houver dentista ainda no seu local de trabalho, o curso vai te provocar a levar esta demanda às reuniões de equipe, quem sabe até aos gestores.

A cada módulo um tema diferente será abordado e após cada ciclo um conjunto de cinco questões sobre o que foi abordado será utilizado para que você avalie seu progresso e aspectos que ainda merecem mais estudos.

2.2. Programa resumido:

  • Módulo 1

    • Integralidade- a boca integrada ao corpo e atenção básica.

    • Trabalho em equipe e a Equipe de saúde bucal (Competências dos membros ESB).

  • Módulo 2

    • A higiene bucal como ferramenta de empoderamento para o autocuidado do usuário.

    • Doenças bucais mais frequentes: cárie, doença periodontal e câncer de boca.

  • Módulo 3

    • A equipe de saúde bucal no Programa saúde na Escola e nas ações coletivas.

  • Módulo 4

    • O papel da equipe de saúde da família durante a campanha de câncer de boca do estado de São Paulo.

ANEXO III – CURSO DE EXTENSÃO EM DIAGNÓSTICO E MANEJO DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

O curso de Extensão em Diagnóstico e Manejo da Tuberculose na Atenção Básica, na modalidade a distância, tem por objetivo capacitar para o diagnóstico e manejo da tuberculose na atenção Básica e Estratégia Saúde da Família. Apresentar os principais recursos, baciloscopia, cultura e teste de sensibilidade, testes rápidos moleculares e radiológicos para diagnóstico da tuberculose. Destacar a importância do tratamento adequado e oportuno de todos os casos diagnosticados de tuberculose visando à integralidade do cuidado centrado na pessoa. Enfatizar ações que favorecem a adesão ao tratamento da tuberculose, com ênfase no tratamento diretamente observado. Enfatizar a necessidade de coordenar o cuidado do paciente de tuberculose na região de saúde, tendo em vista a organização da atenção básica, unidades de pronto atendimento, referências e hospitais para favorecer o acesso e a qualidade da assistência.

2.2. Programa resumido:

  • Módulo 1

    • Diagnóstico, tratamento e manejo da Infecção Latente da tuberculose. Busca Ativa de Sintomáticos Respiratório

  • Módulo 2

    • Diagnóstico, tratamento e manejo da tuberculose.

  • Módulo 3

    • Controle de Comunicantes de Tuberculose.

  • Módulo 4

    • Rede de atenção para o controle da tuberculose.

ANEXO IV – CURSO DE EXTENSÃO EM COORDENAÇÃO DO CUIDADO DO USUÁRIO COM CÂNCER DE BOCA NA ATENÇÃO BÁSICA

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

No contexto da atenção básica pressupõe-se que o cuidado às condições crônicas deva ser orientado por práticas de coordenação, a fim de integrar os níveis assistenciais e facilitar o ordenamento de fluxos e contra fluxos de pessoas, produtos e informações. A web aula “Coordenação do cuidado do usuário com câncer de boca na atenção básica” tem como metas: Apresentar a rede de atenção em saúde bucal como ponto de partida para a organização do cuidado do paciente com suspeita e com confirmação de diagnóstico de câncer de boca, relembrar as estratégias de planejamento e execução, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e busca ativa de pacientes de risco para câncer de boca, apresentar aos alunos as principais lesões de tecidos moles que acometem a mucosa oral e quais condutas o cirurgião-dentista da atenção básica deve desenvolver para garantir a linha do cuidado do usuário.

Objetivos de aprendizagem da vídeo-aula: Apresentar a rede de atenção em saúde bucal como ponto de partida para a organização do cuidado do paciente com suspeita e com confirmação de diagnóstico de câncer de boca. Apresentar estratégias de planejamento e execução, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e busca ativa de pacientes de risco para câncer de boca. Relembrar principais lesões de tecidos moles que acometem a mucosa oral e quais condutas o cirurgião-dentista da atenção básica deve desenvolver para garantir a linha do cuidado do usuário.

2.2. Programa resumido:

  • Módulo 1

    • Redes de Atenção em Saúde

  • Módulo 2

    • Busca ativa e o câncer de boca: Os desafios das equipes de saúde bucal.

  • Módulo 3

    • Aspectos clínicos do câncer de boca.

  • Módulo 4

    • Epidemiologia do câncer de boca.

ANEXO V – CURSO DE EXTENSÃO EM DOR CRÔNICA NA ATENÇÃO BÁSICA

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

O curso aborda aspectos multifatoriais do tratamento biopsicossocial da dor crônica, da Fibromialgia e de outras síndromes dolorosas crônicas de grande prevalência. O curso traz um panorama abrangente dos múltiplos recursos que podem ser utilizados na atenção básica antes do encaminhamento de um paciente para a atenção secundária ou terciária. No curso são abordados temas como: panorama geral introdutório acerca da dor crônica, abordagens terapêuticas multidisciplinares, orientações específicas para Fibromialgia, para Lombalgia e Cefaleia primária, transpassando questões psicológicas, físicas, sociais e medicamentosas.

Apresentar evidências científicas sobre a importância de um olhar transdisciplinar para o tratamento da dor crônica. Gerar reflexões críticas nos participantes sobre a necessidade de um olhar clínico abrangente no tratamento dos casos de dor crônica, transpassando questões psicológicas, educativas, sociais e de empoderamento dos pacientes. Trazer à tona discussões sobre novas formas de gerenciar os casos de dor crônica no próprio serviço de atenção primária. Estimular a busca pelas melhores evidências científicas no tratamento da dor crônica e a construção de saberes coletivos no processo de cuidado aos pacientes com dor.

2.2 Programa Resumido:

  • Módulo 1

    • Panorama geral introdutório sobre a dor crônica.

  • Módulo 2

    • Abordagem multidisciplinar no contexto da atenção primária.

  • Módulo 3

    • Fibromialgia.

  • Módulo 4

    • Outras síndromes dolorosas crônicas de grande prevalência e novas abordagens em serviço.

 

ANEXO VI – CURSO DE EXTENSÃO EM DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O TRABALHO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

2. DO CURSO

2.1. Objetivos:

Apresentar diretrizes básicas para o trabalho na Estratégia Saúde da Família. Apresentar pressupostos teóricos que fundamentam as práticas em saúde, assim como os principais modelos assistenciais que orientam os processos de organização do Sistema Único de Saúde do Brasil. Os conteúdos apresentados contribuem para capacitação de profissionais da saúde no sentido de qualificar as práticas no contexto da Estratégia Saúde da Família

2.2 Programa Resumido:

  • Módulo 1

    • Modelos assistenciais

  • Módulo 2

    • Diretrizes Operacionais: Território, cadastramento

  • Módulo 3

    • Abordagem e Trabalho com Famílias

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032