telessaude_horizontal-site.png
googleplay.png facebok.jpg instagram.jpg twitter.jpg linkedin.png

Dia Mundial do Diabetes - Parte 1

dia-mundial-da-diabetes-site.png

Desde 1991, no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Dia Mundial de Diabetes.

A Diabetes é conjunto de doenças que resultam em um alto nível de glicose no sangue, ou seja, altas taxas de açúcar no sangue.

TIPOS MAIS COMUNS

Diabetes gestacional: caracterizado como o aumento das taxas de glicose em gestantes.

Pre-diabetes: nessa condição existe elevada taxa no índice glicêmico, mas não  o suficiente para ser classificado como Diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 1: Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

Diabetes tipo 2: Doença crônica que compromete a maneira como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose). Nesse tipo, o corpo não produz insulina ou cria resistência à ela.

Seja na prevenção ou no controle, consulte sempre um profissional da saúde  para receber orientações e adote uma rotina de vida saudável.

O mundo tem cerca de 387 milhões de diabéticos (14 milhões no Brasil) e as estimativas não são boas. De acordo com o Atlas do Diabetes, esse número tende a aumentar mais de 150% até 2035. Os especialistas consideram que o Diabetes tipo 2 será a próxima epidemia global, pelo número de novos casos e a dificuldade no controle da doença em uma parcela dos pacientes.

Uma pesquisa do Ministério indicou que entre os anos de 2006 e 2016 foi registrado um aumento de 61,8% nos casos de diabetes no país. Em paralelo, o número de casos de obesidade cresceu 60%. O crescimento da doença é tendência mundial.

Em outubro, foi sancionada a lei que estabelece uma nova Polícia Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética no Brasil. A norma teve origem no Projeto de Lei 6754/13. O Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de agora é responsável pelo tratamento do diabetes e também pelos problemas causados pela enfermidade.Os pacientes passam a ter direito às cirurgias, como a bariátrica, e remédios para o tratamento, como a insulina, gratuitamente.

Fonte:
https://www.paho.org
https://www.sbcbm.org.br
Ministério da Saúde

Elaborado por:
Kellen Cristine Aureliano Falcão
http://lattes.cnpq.br/5686473905728116

#diabetes #diabetesmellitus #saude #oms #glicose #acucar #telessaudesp #telessaude #saudedigital #vidasaudavel #prevencao #sus #controle #orientacao #
#diamundialdodiabetes #telessaudesp #ministeriodasaude #sus

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032