Dia Mundial de Combate ao Câncer

diamundial de combate ao cancer.png

O dia Mundial do Combate ao Câncer é lembrado no dia 8 de abril. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa conscientizar a população sobre a doença, que é a segunda causa de morte no mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), só em 2018, o câncer foi resopnsável por 9,6 milhões de ótibos no mundo inteiro.

No Brasil, apenas em 2016, foram estimados mais de 590 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os números que demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer. Que também é conhecido por neoplasia.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele.

O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:

câncer de pele
    câncer de próstata
    câncer de mama
    câncer de cólon e reto
    câncer de pulmão
    câncer de estômago

Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer. Além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.