telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Autismo

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas.

Data  

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é comemorado em 2 de abril para trazer compreensão e aceitação sobre as pessoas com autismo, promover o apoio mundial e inspirar as pessoas. É um dia que espalha gentileza e consciência do autismo.

O que é ?

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social e de linguagem, bem como comportamentos repetitivos e interesses restritos. Crianças e adultos com transtorno do espectro do autismo têm uma ampla gama de habilidades. Algumas pessoas não conseguem falar e muitas atrasam ou limitam a comunicação verbal. Alguns são muito prejudicados em seu pensamento cognitivo, enquanto outros são extremamente talentosos

autismo.jpg

Características

Dificuldade para interação social, dificuldade com a linguagem e comportamento repetitivo e restritivo. Essas são as principais características de quem convive com o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas, com maior incidência no sexo masculino. As causas ainda não são determinadas. Porém, estudos apontam que diversos fatores tornam uma criança mais propensa a ter o TEA, dentre os quais destacam-se fatores genéticos e ambientais.

xmitos-do-autismo-1.png.pagespeed.ic.5U_1550ZCw.webp

O termo espectro deve-se ao fato de envolver situações e apresentações que variam quanto a intensidade dos sintomas, numa graduação que vai da mais leve à mais grave.

Diagnóstico

Para identificar o autismo é preciso que os responsáveis pelo cuidado, sejam profissionais, sejam pais e cuidadores, estejam atentos ao desenvolvimento da criança e, quando necessário, busquem atendimento médico especializado que pode ser psiquiatra e/ou neurologista, pediatra.

Sistema Único de Saúde

A porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Atenção Básica. Portanto, é necessário procurar inicialmente o atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devem realizar o acolhimento, o primeiro atendimento e encaminhar para os serviços especializados para auxiliarem no diagnóstico e no tratamento, sempre que necessário.

Os pais precisam observar sinais para relatar ao profissional de saúde. Quando a família identifica algo diferente tem que procurar uma unidade de saúde. Por exemplo, têm crianças que não aceitam o toque da mãe, não aceitam ser beijadas, abraçadas e não fazem interação desde bebês. Não costumam olhar na hora de amamentar, por exemplo. São pouco reativas a sons ou reativas e sensíveis demais. Não costumam responder a estímulos, tem comportamento repetitivo como balançar a cabeça e balançar as mãos.

Por não se tratar de uma doença, o autismo não tem cura. Contudo, o SUS possui 218 Centros Especializados de Reabilitação em todo o país, com 189 serviços de reabilitação intelectual que podem atender autistas. Geralmente como elas têm deficiência intelectual que vai ser mais notada em idade escolar, antes disso elas podem ser atendidas na rede para melhorar questões de linguagem, por exemplo. Quanto mais rápido vier a intervenção melhor. O desenvolvimento pode ser mais tranquilo e de forma mais completa.

Na fase adulta, com a estimulação devida, o autista poderá progredir com a fala, a integração social, o autocuidado, a independência e, consequentemente, maior inclusão social e melhor qualidade de vida.

Pais e familiares também recebem orientações e atendimento psicológico para conviver com um autista e saber como ajuda-lo dia-a-dia. “O amor da família é muito importante para que ela tenha um desenvolvimento pleno”, destaca Odília.

Pandemia

A pandemia COVID-19 expôs e aumentou as desigualdades flagrantes em todo o mundo, especialmente no que diz respeito à distribuição de renda e riqueza, acesso a cuidados de saúde, proteção legal e inclusão política. Pessoas com autismo há muito enfrentam muitas dessas desigualdades, que só foram agravadas pela pandemia. É um problema agravado por práticas discriminatórias de contratação e ambientes de trabalho, há muito reconhecidas, que apresentam grandes obstáculos para pessoas com autismo; todos os quais contribuem para o desemprego ou subemprego severo de uma grande maioria de adultos no espectro do autismo.

A mensagem do Secretário-Geral da ONU para 2021 é: Enquanto trabalhamos juntos para nos recuperar da pandemia COVID-19, um dos principais objetivos deve ser construir um mundo mais inclusivo e acessível que reconheça as contribuições de todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência.

A crise criou novos obstáculos e desafios. Mas os esforços para reacender a economia global oferecem uma oportunidade de reimaginar o local de trabalho para tornar a diversidade, a inclusão e a igualdade uma realidade.

A recuperação também é uma chance de repensar nossos sistemas de educação e treinamento para garantir que as pessoas com autismo tenham oportunidades de realizar seu potencial.

5 fatos sobre o autismo

A prevalência

Em 2018, aproximadamente 1 em 59 crianças foram diagnosticadas como estando no espectro do autismo - meninos são mais propensos a serem diagnosticados com autismo do que meninas.

Um diagnóstico precoce pode ser muito útil

O autismo pode ser diagnosticado desde os 2 anos de idade. A intervenção precoce oferece a melhor oportunidade para apoiar o bem-estar.

O espectro do autismo carrega condições associadas

Crianças com autismo têm maior probabilidade de sofrer de distúrbios gastrointestinais do que outras crianças, e mais da metade das crianças com autismo tem distúrbios crônicos do sono.

Uma desordem cara

Estima-se que o custo de cuidar dos serviços necessários (incluindo a dieta) para o autismo pode ser de US $ 196 bilhões por ano em adultos e US $ 66 bilhões por ano em crianças.

É incrível ser diferente!

Pessoas com transtornos do espectro do autismo podem ajudar a fazer uma mudança no mundo! Tudo que eles precisam para ter sucesso é o tratamento e o apoio de seu ambiente. Basta usar pessoas como Tim Burton, Charles Darwin, Bill Gates e Albert Einstein como exemplo.

Hashtags

#Autism #strength #disabilities #AutismAwareness #autismo #DiaMundialdoAutismo #mundoazul #mundoautista #2deabril #autismonãotemcara #mulheresautistas #autismonofeminino #diamundialdaconscientizaçãodoautismo #AutismAwarenessWeek #abrilazul #tea

Referências

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/53830-conheca-as-caracteristicas-e-aprenda-mais-sobre-o-autismo
https://www.un.org/en/observances/autism-day
https://www.autismspeaks.org/world-autism-awareness-day
https://www.indiatoday.in/information/story/world-autism-awareness-day-2021-theme-significance-and-all-you-need-to-know-1786091-2021-04-01
https://nationaltoday.com/world-autism-awareness-day/
https://www.twinkl.com.br/event/world-autism-awareness-day-2021
https://www.autismoemdia.com.br/blog/mitos-do-autismo-saiba-o-que-e-verdade-e-o-que-nao-e/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032