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1º de abril - Segurança do Paciente

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Algo extremamente importante em um momento de pandemia. 

Data

A celebração da data objetiva conscientizar profissionais de saúde e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil da necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.

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Crédito: QualiRede

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso (EA) em serviços de saúde. Entende-se por EA, o incidente que resulta em dano à saúde. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas com vistas a reverter tal panorama nos serviços de saúde.

A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde. Destaca-se que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é a instância responsável pela elaboração, execução e monitoramento das ações e estratégias para a promoção da segurança do paciente, além de orientar a vigilância e o monitoramento de incidentes relacionados à assistência à saúde.

O NSP

Apesar da estimativa do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) ser relativamente recente, esta realidade não é. É por isso que, desde 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS), prevê ações obrigatórias de segurança do paciente, que resultou, em 2013, no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) da Anvisa e na criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) pela RDC nº36/2013.

Por meio da obrigatoriedade da existência do NSP, em todas as instituições de assistência à saúde, espera-se que hospitais adotem medidas que coloquem sua equipe num patamar de qualidade estimado em 6 pontos previstos pela OMS e traduzidos pela Anvisa, visando minimizar os riscos de ocorrência de falhas assistenciais. São eles:

  1. Identificar corretamente o paciente;
  2. Melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde;
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
  4. Assegurar cirurgias em locais de intervenção, procedimentos e pacientes corretos;
  5. Higienizar as mãos para evitar infecções;
  6. Evitar o risco de quedas e úlceras por pressão.

Ações antes e durante a pandemia

A comunicação efetiva em saúde envolve processos padronizados que vão desde o preenchimento correto de formulários e prontuários até a passagem de informações precisas e corretas sobre o quadro clínico do paciente durante uma troca de plantão.

A higienização das mãos, assim como a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs), visa evitar o contágio de doenças, não apenas da Covid-19.

Já a prevenção de lesão por pressão envolve práticas que buscam prevenir o aparecimento de úlceras e outras lesões em pacientes que passam muito tempo acamados.

Para melhor a comunicação com pacientes e familiares, é possível envolvê-los no cuidado e na tomada de decisão por meio de videochamadas e telemedicina.

A intensificação de orientações sobre a pandemia com cartazes e diversos treinamentos envolvendo a equipe multiprofissional para o manejo do paciente com Covid-19 é necessária.

A pandemia também mudou a relação que envolve as visitas dos pacientes internados. Foi necessário renunciar a visitas presenciais e dar espaço para a tecnologia e visitas online. O acesso remoto tornou-se imprescindível e o preparo da equipe para demonstrar suas ações nessa batalha exigiu ainda mais.

A pandemia também exigiu preparo para que os profissionais ― especialmente os que atuaram na linha de frente ― pudessem enfrentar o cansaço físico e o estresse diário da rotina hospitalar. Apoio psicológico para compartilhar experiências foi uma prática importante nesse contexto.

Referências

https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/noticias/85-1-de-abril-dia-nacional-da-seguranca-do-paciente

https://www.segs.com.br/saude/282800-tivemos-que-reforcar-a-pratica-de-seguranca-do-paciente-para-enfrentar-a-pandemia-diz-especialista

https://www.abcdoabc.com.br/brasil-mundo/noticia/especialistas-tiveram-que-reforcar-pratica-seguranca-paciente-pandemia-120911

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