4 de março - Luta contra o câncer de colo e conscientização sobre o HPV

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Brasil tem 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano

Desde 2017, a Sociedade Internacional de Papilomavirus (IPVS – sigla em inglês) tem utilizado a data do dia 04 de março para promover uma conscientização sobre este vírus, chamado de HPV. Aqui no Brasil esta campanha tem sido estimulada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Você já conhecia esta data? Já ouviu falar sobre o HPV e as repercussões para a saúde das pessoas? Se você se interessou por este tema não deixe de ler este post até o fim!!!

Vírus HPV

oral-human-papillomavirus-infection-2x.jpg
Fonte: UCS Health

O HPV é um vírus responsável por infectar a pele de mulheres e homens de todas as idades. Alguns tipos de HPV são responsáveis pelo aparecimento de verrugas e o mais preocupante é que eles também são responsáveis pelo aparecimento de alguns tipos de cânceres como o de colo de útero, vulva, pênis, ânus, garganta e boca.

Transmissão

Geralmente a via de transmissão se dá pelo contato direto com pele e mucosas. A via sexual é uma das principais vias de contágio, tanto é que a infeção sexualmente transmissível mais frequente é aquela causada pelo HPV.

Este dia de conscientização tem o intuito de esclarecer às pessoas que há modos de prevenção, como:

• Sexo seguro – recomenda-se o uso de preservativo nas relações sexuais;
  • Redução do número de parceiros sexuais;
  • Vacina para HPV – disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Há outras recomendações, como por exemplo o exame de Papanicolaou em pessoas com vagina (mulheres cisgênero e homens trans) para prevenção do câncer de colo de útero, uma vez que a maioria dos cânceres desta parte do corpo estão relacionadas com infecção por HPV.

Dados

Os dados ainda são alarmantes: o tumor de colo de útero atinge mais de 16 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Por ser uma doença considerada silenciosa, 35% dos casos acaba levando a morte de pacientes.

Dados do ministério da Saúde apontam que 75% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida e cerca de 5% delas vão desenvolver o tumor maligno em um prazo de dois a dez anos.

#TragoVerdadesdoHPV

Por fim, compartilhamos uma publicação do ICESP com a expressão #TragoVerdadesdoHPV (http://www.icesp.org.br/campanhas/tragoverdadesdohpv) , nesta página é possível tirar diversas outras dúvidas sobre o HPV, vacinação e as doenças mais comuns relacionadas à este vírus.

l_20210217115458.jpg

César Augusto Inoue

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e Residência em Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui Especialização em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atualmente é médico da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e professor de graduação do curso de Medicina e Residência de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Medicina de Família e Comunidade, Medicina Preventiva e Social, Atenção Primária em Saúde, Processos Educacionais em Saúde (Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem) e Práticas e Intervenções Sistêmicas com Família.

Mais informações aqui: http://lattes.cnpq.br/7529973199103953