telessaude_horizontal-site.png
googleplay.png facebok.jpg instagram.jpg twitter.jpg linkedin.png

1 de setembro, dia do educador físico

diadoeducadorfisico-site.jpg 

A falta de atividade física é um fator de risco para as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), como as cardiovasculares, cânceres e diabetes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,2 milhões de mortes em todo mundo são atribuídas à falta de atividade física. Isso significa uma morte a cada 10 segundos.

E como o educador físico pode ajudar a diminuir esses índices? O papel do profissional de educação física é importante na medida em que ele tem um conhecimento e ferramentas para despertar atitudes nas pessoas, para que elas possam fazer mais atividade física.

Além disso, seguir a orientação desse profissional para praticar esportes, de baixo ou alto impactos, é fundamental para o corpo e para a mente. O exercício regular desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo. É muito importante também que a pessoa se identifique com o que vai ser mais prazeroso. Quando se coloca atividade física como fator de proteção para saúde, é importante experimentar coisas diferentes para fazer da atividade física um hábito, uma coisa prazerosa, que não seja uma obrigação.

Em relação ao trabalho do professor de educação física enquanto profissional da área de saúde, é importante destacar o grande papel de sua intervenção em centros de saúde pública e de atividades ao ar livre. O Profissional de educação física na atenção básica de saúde pode ser determinante para que uma comunidade seja mais engajada em relação à prática de atividade física. Um profissional responsável para formar grupos, para incentivar a prática regular de exercício, é importante para que as pessoas não permanecem muito tempo em comportamento sedentário.

 

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53963-educador-fisico-ajuda-a-criar-habito-de-praticar-atividade-fisica

 

 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032