googleplay.png facebok.jpg instagram.jpg twitter.jpg linkedin.png

5 de agosto - Dia Nacional da Saúde

dianacionaldasaude.jpg
Dia Nacional da Saúde celebra o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz
Agosto começa com uma data importante para todos: o Dia Nacional da Saúde. Celebrado em 5 de agosto, o momento é propício para despertar na população o valor da saúde, dos hábitos saudáveis e da educação sanitária. A data foi escolhida para lembrar o nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelo combate de epidemias que acometiam o Brasil no começo do Século XX, como peste bubônica (doença pulmonar), febre amarela e varíola.
Ele nasceu em 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais no Brasil. Quase 100 anos depois de sua morte, em 1917, pesquisas o apontam como símbolo do cientista brasileiro. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, hoje Fiocruz.
Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Sua luta contra a febre amarela, peste bubônica e a varíola não foi entendida pela população, culminando na Revolta da Vacina em 1904.
Em 1905, construiu na Fazenda da Manguinhos um castelo com o que havia de mais moderno em termos de pesquisa experimental. Contratou grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros e criou cursos de especialização. Poucos brasileiros foram tão caricaturados quanto ele foi no início do século XX. A ironia da imprensa traduzia o sentimento popular negativo, na época da Revolta da Vacina, e positivo, quando já colhia os louros de suas conquistas sanitaristas.