telessaude_horizontal-site.png
googleplay.png facebok.jpg instagram.jpg twitter.jpg linkedin.png

1º de julho - Dia da Vacina BCG

bcg.jpg

No dia 1° de julho é celebrado o dia da Vacina BCG. A sigla do produto faz referência ao termo “Bacilo de Calmette e Guérin” que deriva dos nomes dos seus inventores Camille Guérin e Albert Calmette.
A dupla de cientistas franceses deram início ao invento em 1908 e finalizaram em 1921, 13 anos depois. A descoberta se deu a partir de uma bactéria responsável por desencadear Mastite Tuberculosa Bovina, a  Mycobacterium bovis.

A eficácia da BCG é grande, principalmente se tratando em Tuberculose, onde a vacina garante cerca de 78% de proteção. Apesar da vacina ter sido criada com a finalidade de prevenir o contágio da Tuberculose, estudos comprovam que a vacina também é  eficaz em casos de Hanseníase.

A vacina BCG, é ofertada gratuitamente no SUS. Ela deve ser dada às crianças ao nascer nas maternidades.
Em 2017 registrou-se 96,2% de cobertura vacinal em todo o país, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de, pelo menos, 90%.


Fonte: Ministério da Saúde 

#SGTES #ProgramaNacionalTelessaúdeBrasilRedes #Telessaúde #TELEEDUCAÇÃO #EDUCAÇÃOPERMANENTE #ATENÇÃOBÁSICA #SUS #MINISTÉRIODASAÚDE #SAS #AGENDANACIONALDETELEEDUCAÇÃO #telessaudesãopaulo #telessaudesp

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032