telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

8 de maio: Dia Mundial da Conscientização sobre o Câncer de Ovário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Brasil pode ter mais de 6.500 novos casos de câncer de ovário em 2022

Cerca de 6.650 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de ovário em 2022 no Brasil, a estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e esse número corresponde a cada ano do triênio 2020/2022.

Entre os cânceres ginecológicos, o câncer de ovário é o que possui as menores taxas de cura. 

Dia 8 de maio é conhecido como o Dia Mundial do Câncer de Ovário, data marcada para falar mais sobre a doença e conscientizar sobre os cuidados necessários, além de alertar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde.

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, ficando atrás apenas do câncer do colo de útero. Quase a totalidade das neoplasias ovarianas (95%) é derivada das células epiteliais (que revestem o ovário). O restante provém de células germinativas (que formam os óvulos) e células estromais (que produzem a maior parte dos hormônios femininos).

Fatores de Risco

Entre os fatores de risco, estão a idade avançada, a infertilidade, o histórico familiar, fatores genéticos e a obesidade. Por outro lado, estudos indicam que o uso de pílulas anticoncepcionais e as gestações podem ser fatores protetores, reduzindo o risco de desenvolver a doença.

Sintomas

Em fase inicial, os tumores no ovário não causam sintomas específicos, mas quando mais desenvolvidos, provocam dores e inchaços nas regiões do abdômen, da pelve, costas e pernas, náuseas, problemas intestinais, perdas de peso e de apetite e cansaço. 

Prevenção

As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e tentar manter hábitos saudáveis, como manter peso corporal ideal e regularmente ir ao médico, principalmente após os 50 anos. O diagnóstico precoce pode ser decisivo para a cura da paciente. Diante disso, é importante fazer um acompanhamento regular com o médico ginecologista e manter os exames periódicos em dia.

Diagnóstico

O exame preventivo ginecológico (Papanicolau) não detecta o câncer de ovário, já que é específico para detectar o câncer do colo do útero. Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de ovário traga mais benefícios do que riscos e, portanto, até o momento, ele não é recomendado. 

Inchaço abdominal, perda de peso e apetite, dor na região do abdômen, fadiga e mudanças no hábito intestinal ou urinário são alguns sinais para ficar em alerta e procurar atendimento médico. Diagnóstico precoce é possível em apenas parte dos casos, pois a maioria só apresenta sinais e sintomas em fases mais avançadas da doença.

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032