telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Internacional da Língua de Sinais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

São mais de 300 línguas de sinais nacionais diferentes em todo o mundo

A língua de sinais é um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos, mas não se resume a uma cartilha com alfabeto manual. Ela tem gramática própria e estrutura linguística composta por aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos.

Nessa língua existem sinais para quase todas as palavras conhecidas e para a execução dos sinais usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário.

No Dia Internacional da Língua de Sinais são celebrados os esforços coletivos – comunidades surdas, governos e representantes da sociedade civil – para reconhecer e promover as mais de 200 línguas de sinais nacionais diferentes em todo o mundo.

O tema da data internacional, definido pela World Federation of the Deaf, “Sinalizamos pelos Direitos Humanos” demonstra a necessidade de fortalecer o apoio às línguas de sinais como um direito humano essencial para os surdos.

No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinou o apoio à sua difusão e uso pelo poder público.

Conheça o projeto SisTHA

O Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas (SisTHA) é um sistema web gratuito de apoio ao treinamento das habilidades auditivas para usuários de aparelho auditivo e de implante coclear. São considerados aspectos do processamento auditivo como detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão. O treinamento oferecido auxilia a melhorar as habilidades auditivas. Saiba mais: https://bit.ly/3fduPSi

 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032