telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Nacional do Combate ao Fumo: saiba quais são os riscos do tabagismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Hábito pode afetar a saúde do corpo

Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de relembrar o problema de saúde pública causado pelo uso do cigarro, além de garantir um maior controle do tabagismo. A importância da data também é disseminar a existência de tratamentos para esse vício, capazes de fazer o usuário parar de fumar com eficácia.

O cigarro tradicional é composto por tabaco e outras substâncias, como a nicotina, uma das responsáveis pela dependência. No chamado cigarro 'natural', o fumante fabrica o próprio fumo. No entanto, os malefícios à saúde venosa são iguais em ambos os cenários.

Riscos

Apesar de todos os comprovados riscos à saúde, muitas pessoas ainda recorrem ao tabaco, seja para controlar fatores como estresse e ansiedade, seja por dependência à nicotina.

O cigarro causa dependência psicológica e química e é responsável pelo surgimento (ou avanço) de várias doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares. Apesar disso, justamente por causa da necessidade sentida pelos usuários, a decisão de abandonar o tabagismo nem sempre é fácil. 

Além desses problemas, o fumo pode causar várias doenças e agravar algumas condições preexistentes, tais como:

  • hipertensão arterial;
  • aneurismas arteriais;
  • úlcera do aparelho digestivo;
  • infecções respiratórias;
  • trombose vascular;
  • osteoporose;
  • catarata;
  • impotência sexual (no homem);
  • infertilidade (na mulher);
  • menopausa precoce.

Em mulheres grávidas ou que amamentam, os riscos afetam a criança que está sendo gerada. No caso da lactação, a nicotina pode passar para o leite, causando taquicardia nos bebês. O risco é maior de acordo com a quantidade de nicotina consumida. 

Já durante a gestação, as substâncias tóxicas do cigarro passam para a circulação da mãe e, por meio da placenta, atingem o feto. Os principais riscos, nesse caso, são de abortamento espontâneo, má-formação fetal, baixo peso no recém-nascido, dificuldades respiratórias e distúrbios neurológicos ou psicológicos.

Além de todos esses riscos, os fumantes também são mais vulneráveis à Covid-19. 

Dados

  • Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta.
  • Todos os anos, duzentas mil pessoas morrem no Brasil e 8 milhões no mundo em decorrência do fumo. 
  • Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns e sua incidência cresce 2% ao ano, estando associado ao consumo do tabagismo em 90% dos casos.
  • A epidemia global do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano por doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao seu consumo, das quais cerca de 1,2 milhão ocorre em não fumantes que morrem exatamente de doenças relacionadas ao tabagismo passivo.
  • Quase 80%, mais de 1 bilhão de fumantes em todo mundo, vivem em países de baixa e média renda, onde o peso da doença e mortes relacionadas ao tabaco é ainda maior.
  • Ainda há no mundo mais de 1,3 bilhão de pessoas que fazem uso contínuo do tabaco. Só no Brasil são mais de 22 milhões de pessoas.
  • Temos hoje 40 milhões de usuários de tabaco na faixa etária entre 13 a 15 anos, que são, justamente, o alvo da indústria do tabaco.
  • As pesquisas mostram a contribuição do tabagismo para os casos de hipertensão, diabetes e cardiopatias, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão. A questão do tabagismo no Brasil não se esgota na área de saúde e necessita da parceria de outros ministérios. Além disso, medidas legislativas e econômicas são fundamentais para alcançar o controle do tabaco.

Quer parar de fumar?

Saiba onde é oferecido tratamento no seu estado. Entre em contato com a coordenação de tabagismo do seu estado.

São Paulo (SP)
Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod)
Endereço: Rua Prates, 165, Bom Retiro / CEP: 01121-000 / São Paulo - SP
Coordenadora: Sandra Silva Marques
Telefones: (11) 3329-4465 / (11) 3329-4469 / Fax: (11) 3329-4468
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento: 8h às 13h / 14h às 17h
Outros Estados, clique aqui
 

#DiaNacionalDeCombateAoFumo #CombateaoFumo #INCA #InstitutoNacionalDoCâncer #MinistériodaSaúde #SaúdeDigital #SomosUnifesp #SUS #SistemaÚnicodeSaúde #TelessaúdeSP #AtençãoPrimária #Telehealth #Telessaúde #Telemedicina

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032