telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Março Lilás: Mês é de prevenção ao câncer de colo de útero

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tipo de câncer é terceiro mais frequente na população feminina

O que é?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem, após muitos anos, se transformar em câncer.

Sandy_Med-05_Single-05.jpg

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso.

Março Lilás

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente causa de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

No Brasil, em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

Em 2020, cerca de 604.000 mulheres foram diagnosticadas com câncer do colo do útero em todo o mundo e cerca de 342.000 mulheres morreram da doença. A principal causa do câncer do colo do útero é a infecção persistente por tipos de papilomavírus humano (HPV) de alto risco, uma família extremamente comum de vírus que são transmitidos por contato sexual. Existem vacinas que protegem contra os tipos de HPV de alto risco, e os programas de triagem podem detectar sinais da doença em um estágio inicial, permitindo um tratamento e gerenciamento eficazes da doença. Isso significa que o câncer do colo do útero deve ser uma das formas de câncer mais preveníveis e tratáveis em países de alta renda. Altas taxas de incidência e altas taxas de mortalidade por câncer do colo do útero ocorrem principalmente (~90% para ambos) em países de baixa e média renda.

Para eliminar o câncer do colo do útero como problema de saúde pública, todos os países devem atingir e manter uma taxa de incidência de menos de 4 novos casos de câncer do colo do útero por 100.000 mulheres por ano. Atingir esse objetivo baseia-se em três pilares principais e suas metas correspondentes:

  • Vacinação: 90% das meninas totalmente vacinadas com a vacina contra o HPV aos 15 anos;
  • Rastreamento: 70% das mulheres rastreadas usando um teste de alto desempenho aos 35 anos e novamente aos 45 anos;
  • Tratamento: 90% das mulheres com pré-câncer tratadas e 90% das mulheres com câncer invasivo tratadas.

Cada país deve cumprir as metas 90–70–90 até 2030 para entrar no caminho da eliminação do câncer do colo do útero até o final deste século.

Fatores de Risco

  • Sexo desprotegido com múltiplos parceiros;
  • Histórico de DSTs (HPV-Papilomavirus Humano)
  • Tabagismo
  • Idade precoce da primeira relação sexual
  • Multiparidade (várias gestações)

Números

  • 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras de HPV;
  • 32% estão infectadas pelos tipos 16 e 18 (que causam câncer do colo do útero);
  • É o 3º tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil - Fica atrás apenas do câncer de mama e de brônquios e pulmões;
  • No mundo 270 mil mulheres morrem anualmente devido a esse câncer;
  • A maioria das infecções por HPV é assintomática ou inaparente;
  • Mortes no Brasil aumentaram 28,6% nos últimos 10 anos;


Onde é possível fazer os exames preventivos do câncer do colo do útero pelo Sistema Único de Saúde?

Postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do SUS estão disponíveis em todos os estados e os exames são gratuitos. Procure a Secretaria de Saúde de seu município para obter informações.

Referência

https://www.iarc.who.int/featured-news/iarc-marks-cervical-cancer-awareness-month-2022  

Câncer de Colo de Útero

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/o-que-e-cancer-colo-utero 

Tags: , ,

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032