telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Mundial do Câncer

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Por que tantas pessoas ainda são acometidas por cânceres evitáveis?

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Em 2021, o mundo cruzou um novo limiar preocupante – estima-se que 20 milhões de pessoas foram diagnosticadas com câncer e 10 milhões morreram. Esses números continuarão a aumentar nas próximas décadas. E, no entanto, todos os cânceres podem ser tratados, e muitos podem ser prevenidos ou curados.

O cuidado com o câncer, no entanto, como tantas outras doenças, reflete as desigualdades e iniquidades do nosso mundo. A distinção mais clara é entre países de alta e baixa renda, com tratamento abrangente disponível em mais de 90% dos países de alta renda, mas menos de 15% dos países de baixa renda.

Da mesma forma, a sobrevida de crianças diagnosticadas com câncer é superior a 80% em países de alta renda e inferior a 30% em países de baixa e média renda. E a sobrevivência ao câncer de mama cinco anos após o diagnóstico agora excede 80% na maioria dos países de alta renda, em comparação com 66% na Índia e apenas 40% na África do Sul.

Além disso, uma pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu que os serviços de câncer são cobertos pelo maior esquema governamental de financiamento da saúde do país em cerca de 37% dos países de baixa e média renda, em comparação com pelo menos 78% dos países de alta renda. Isso significa que um diagnóstico de câncer tem o potencial de empurrar as famílias para a pobreza, principalmente em países de baixa renda, um efeito que foi exacerbado durante a pandemia de COVID-19.

Por todas essas razões, o tema do Dia Mundial do Câncer de 2022 é “fechar a lacuna de cuidados”.

E, felizmente, muito está sendo feito para levar cuidados de câncer de qualidade a países para os quais, até agora, estavam fora de alcance.

Os esforços da OMS estão focados no câncer de mama, agora o câncer mais comum; câncer do colo do útero, que pode ser eliminado; e câncer infantil. O foco de cada uma dessas iniciativas são os países de baixa e média renda, onde os maiores ganhos de saúde pública devem ser obtidos.

Veja também: Dia Mundial do Câncer - artigo de 2021

Referências

https://www.who.int/news/item/03-02-2022-world-cancer-day-closing-the-care-gap

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032