telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Surto de gripe

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Vírus H3N2 já circula por São Paulo e provoca alta de internações

Está circulando na cidade de São Paulo, o vírus influenza A H3N2, o mesmo que provocou uma epidemia no Rio de Janeiro, recentemente. Surtos também foram registrados em Salvador e Manaus. Em apenas 1 semana, 19 casos já foram registrados, enquanto em 2020, 12 casos foram registrados de março a junho, momento de pico da gripe.

A letalidade do H3N2 é menor quando comparada a grupos de risco da covid-19, porém, os sintomas clínicos da gripe são piores:

  • com febre alta;
  • calafrios;
  • dor de cabeça e
  • mal-estar.

Vírus H3N2

O H3N2 é um vírus já conhecido, ele é um subtipo do Influenza A. Por conta da nova mutação desse vírus, houve um surto de gripe nos Estados Unidos e, aqui no Brasil, já temos casos confirmados.

Apesar de o vírus estar presente na composição da vacina utilizada contra a gripe, a cepa circulante, esta variante não está coberta pela vacina da gripe que foi administrada este ano na população de risco. 

Casos de gripe por influenza H3N2

Atualmente, existem 24 pacientes internados por conta da Influenza no Rio de Janeiro, sendo 23 crianças entre 0 e 12 anos e apenas um idoso. As crianças representam 95,8% dos hospitalizados pela gripe.

No entanto, para 2022, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já mudou a composição da vacina, adicionando a nova cepa, chamada Darwin, em referência à cidade da Austrália onde foi identificada.

As infecções pelo H3N2 são um surto extemporâneo ocasionado por vários fatores:

  • a composição da vacina;
  • a tomada há mais de 6 meses;
  • a falta do uso de máscaras e;
  • as pessoas que estão voltando a aglomerar

Recomendações

Por isso, as recomendações médicas são:

  • retomada do uso de máscara;
  • o distanciamento social e;
  • a higienização das mãos.

O que é o vírus da influenza?

É o vírus que causa a gripe.

Quais são os tipos de vírus influenza?

Os tipos mais comuns no Brasil são Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. 

Por que, mesmo vacinadas, muitas pessoas pegaram Influenza?

A vacina tem período de proteção conferida muito curto. Indivíduos são vacinados no outono para atravessarem o inverno com maior proteção. Passados seis meses, os níveis de proteção diminuem. Para algumas idades, como idosos, chega a zero. Então, tem que vacinar todo ano para renovar a proteção e, além disso, o vírus sempre pode mudar no ano seguinte.

Referências

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/12/surto-de-gripe-chega-a-sao-paulo-com-virus-que-escapa-da-vacina.shtml

https://www.poder360.com.br/saude/sao-paulo-registra-novo-surto-de-gripe-virus-e-resistente-a-vacina/

https://saude.abril.com.br/medicina/virus-da-gripe-h3n2-que-provocou-surto-nos-eua-tambem-circula-no-brasil-o-que-fazer/

https://olhardigital.com.br/2021/11/25/medicina-e-saude/surto-de-gripe-criancas-representam-quase-96-dos-internados-por-influenza-no-rj/

https://oglobo.globo.com/rio/epidemia-que-o-virus-da-influenza-quais-sao-os-tipos-de-virus-qual-causa-como-combater-25309378

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032