telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Doença de Haff

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Conhecida como a doença da urina preta

O que é ?

A doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor. Ao ingerir o produto, mesmo cozido, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro dessas fibras no sangue, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins.

Possíveis causas

As causas da doença de Haff não são totalmente conhecidas, no entanto acredita-se que a doença está relacionado com o consumo de peixes e crustáceos possivelmente contaminados com alguma toxina termoestável, isso porque as pessoas diagnosticadas com essa doença consumiram esses alimentos algumas horas antes do aparecimento dos sintomas.

Devido ao fato dessa toxina biológica ser termoestável, não seria destruída no processo de cozimento ou fritura, e poderia causar os danos celulares relacionados com a doença de Haff.

Como a toxina não altera o sabor do alimento, não muda sua cor, nem é destruída pelo processo normal de cozedura, é possível que as pessoas consumam esses peixes ou crustáceos sem mesmo saber se estão contaminados. Alguns dos peixes que foram consumidos por pacientes diagnosticados com a doença de Haff incluem o Arabaiana, Tambaqui, Pacu-Manteiga e Pirapitinga.

Sintomas

Ocorre extrema rigidez muscular de forma repentina, dores musculares, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência, perda de força em todo o corpo e urina cor de café, pois o rim tenta limpar as impurezas, o que causa uma lesão na musculatura. A doença causa muitas dores musculares, lembrando a dengue, porém sem febre.

 

Tratamento

A hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas, uma vez que assim é possível diminuir a concentração da toxina no sangue, o que favorece sua eliminação através da urina. Nos casos graves, pode ser necessário fazer hemodiálise.

Prevenção

Não consumir pescados ou crustáceos cuja origem, transporte ou armazenamento sejam desconhecidos. O ideal é comprar esses produtos em locais com garantia de segurança.

Recomendação

Ao sentir dores musculares e apresentar urina escura após o consumo de peixes ou crustáceos, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/doenca-da-urina-preta-doenca-de-haff/

https://www.tuasaude.com/doenca-de-haff/

Tags: ,

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032