telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

7 mitos sobre a Covid-19

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

1

Eu não tenho nenhum sintoma, então mesmo se eu tiver Covid, não vou transmitir pra ninguém

Isso não é verdade. Pessoas que nunca apresentam os sintomas de Covid são menos infecciosas do que as que apresentam os sintomas, mas ainda podem ter cargas virais altas e transmitir o vírus. E o pico de infecciosidade naqueles que desenvolvem sintomas é, na verdade, um ou dois dias antes de começarem a se sentir doentes.

Como as pessoas que se sentem bem têm muito mais probabilidade de estar fora de casa do que aquelas que estão se sentindo doentes, as pessoas que tiveram Covid sem sintomas ou antes dos sintomas contribuem muito para a disseminação. Um estudo estimou que pessoas sem sintomas são responsáveis por mais da metade das novas infecções.

2

Não pegarei ou transmitirei o vírus porque estou totalmente vacinado

Isso não é verdade. Houve muitos casos documentados de pessoas totalmente vacinadas que pegaram Covid e, embora a grande maioria não tenha precisado de hospital, muitos - ainda se sentiram muito mal por algumas semanas. Também temos provas de que as pessoas vacinadas podem transmitir o vírus umas às outras a partir de estudos realizados com profissionais de saúde na Índia e no Vietnã.

As vacinas são incrivelmente boas em protegê-lo de ficar gravemente doente, mas menos eficazes em evitar que você fique infectado. Os dados do estudo Imperial REACT na Inglaterra sugerem que as vacinas são entre 50% e 60% eficazes na prevenção da infecção (independentemente de você apresentar sintomas).

Nos estágios iniciais da infecção, dados recentes sugerem, as pessoas vacinadas têm cargas virais tão altas quanto as pessoas infectadas não vacinadas, mas as pessoas vacinadas eliminam o vírus mais rapidamente.

3

Já tive Covid-19, então não preciso da vacina.

Isso não é verdade. Ter a Covid dá a você uma proteção razoável contra a infecção novamente, mas não é tão boa quanto a proteção que você recebe ao ser vacinado. A imunidade da vacinação dura mais e é mais robusta para novas variantes. Se você já pegou Covid, a vacinação dá um impulso extra forte à sua imunidade.

A melhor imunidade que vemos agora é em pessoas que foram totalmente vacinadas após terem tido Covid. Se você teve Covid recentemente, no entanto, você precisa verificar o prazo para poder tomar a vacina.

4

Eu tenho um bom sistema imunológico, então não preciso da vacina.

Isso não é verdade. Com certeza, ter um bom sistema imunológico é melhor do que ter um mau, mas pessoas anteriormente saudáveis ainda podem ficar muito doentes com Covid, inclusive podem ir para o hospital e morrer. Também sabemos que algo entre 10% e 30% dos adultos podem acabar com Covid longo, mesmo com uma doença inicial leve.

E não se trata apenas de você. Você pode muito bem pegar Covid e superar isso sem nenhum problema, ou até mesmo sem nenhum sintoma, mas quem você infectou? Todos nós podemos entrar em contato com pessoas vulneráveis no supermercado, no transporte público, em visitas à família ou no bar. Devemos a eles tentar evitar sermos infectados.

5

As crianças que tem covid-19 ficam bem.

As crianças correm um risco muito menor de ficar gravemente doentes ou ficar com Covid longo como os adultos, mas pode acontecer. Na Inglaterra, cerca de uma em cada 200 crianças com um caso confirmado de Covid é hospitalizada. As crianças também podem desenvolver a chamada síndrome inflamatória multissistêmica algumas semanas depois de pegar Covid, que pode ser muito grave e exigir cuidados intensivos. Isso é muito raro, afetando cerca de 30 crianças a cada 100.000 crianças que adquirem Covid.

Exatamente quantas crianças desenvolvem Covid por muito tempo com sintomas persistentes ainda está sendo investigado, com diferentes estudos fornecendo estimativas que variam de 2% a 8%. Essas são taxas mais baixas do que os adultos, mas também não são zero, e com altas infecções em andamento em crianças no futuro previsível (especialmente porque elas permanecem não vacinadas e voltam à escola), mesmo 2% de um grande número é bastante alto.

Desde 19 de abril, ocorreram mais de 420.000 casos em crianças de 0 a 19 anos no Reino Unido e mais de 2.000 admissões hospitalares em crianças de 0 a 17 anos com Covid.

6

Máscaras não funcionam

Isto não é verdade! Agora sabemos que Covid está principalmente no ar e espalhado por pessoas respirando, falando, gritando e cantando. As máscaras não são de forma alguma perfeitas, mas impedem muito de sua respiração atingir o rosto de outra pessoa quando você está interagindo com ela.

Usamos máscaras principalmente para proteger os outros de nossa respiração, em vez de nos proteger deles. Se você deseja proteger os outros e a si mesmo, você precisa comprar uma máscara de alta qualidade que se ajuste muito bem. As melhores máscaras são as N95, FFP2 ou FFP3, que se mostraram mais protetoras.

Um estudo recente mostrou que uma alta proporção de pessoas usando máscaras está associada a uma redução de cerca de 20% nas taxas de transmissão da população geral, uma quantidade significativa.

7

Esta onda será a última.

No Reino Unido, surgiram manchetes chamando cada uma das ondas anteriores de última, e eles estavam errados. O governo diz que as coisas são imprevisíveis e muitos especialistas esperam que as infecções aumentem novamente à medida que entramos no outono e no inverno.

Como é improvável que as infecções caiam para um nível baixo antes da próxima onda, você pode argumentar que tudo faz parte da mesma onda, mas a probabilidade é que ainda estejamos em um mundo de casos altos por vários meses. Ainda não sabemos quão alto, quão longo e quão acidentado será o passeio.

Por fim, se surgir uma nova variante que seja mais transmissível do que o Delta ou melhor para infectar pessoas vacinadas, isso mudará o jogo mais uma vez, assim como o Delta fez em maio e o Alpha em dezembro passado. Nesse cenário, certamente teríamos outra onda, ainda mais severa.

Não sabemos qual é a probabilidade disso, mas enquanto a Covid continuar prevalecendo globalmente, será uma possibilidade por meses e, potencialmente, anos no futuro. É por isso que não podemos definitivamente dizer que esta é a última onda e por que é tão importante ajudar todo o mundo a se vacinar.

Christina Pagel
Diretora da Unidade de Pesquisa Operacional Clínica da UCL

Traduzido de: https://www.theguardian.com/world/2021/aug/13/common-myths-about-covid-debunked

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032