telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Afasia requer muita paciência

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Um em cada três sobreviventes de acidente vascular cerebral tem afasia.

O que é afasia?

A afasia é uma deficiência da capacidade do cérebro de processar a linguagem, afetando a fala, a compreensão, a leitura ou a escrita.  Geralmente é causada por danos no lado esquerdo do cérebro, que controla a maioria das funções da linguagem.

As causas comuns de afasia são tipicamente acidente vascular cerebral, lesões na cabeça como lesão cerebral traumática (TCE) e doença neurológica, mas a afasia também pode ser causada por um tumor ou infecção.

É mais comum em idosos devido ao aumento do risco de acidente vascular cerebral, mas a condição pode afetar qualquer pessoa. O derrame faz com que a afasia apareça repentinamente, mas se a afasia for causada por uma doença ou infecção, os sintomas podem se desenvolver mais gradualmente. Os efeitos da afasia variam e os sintomas dependem da localização e extensão do dano. Em casos leves, as pessoas podem pesquisar palavras ou ter dificuldade para ler ou escrever. Em casos graves, as pessoas podem ser completamente incapazes de falar, ler, escrever ou compreender a linguagem.

Pessoas com afasia causada por derrame podem recuperar todas ou algumas funções espontaneamente. O tratamento da afasia varia de acordo com os sintomas. Pode procurar restaurar a função ou ensinar as pessoas a compensar as habilidades que perderam.

Se você notar dificuldade para falar ou compreender a linguagem, ou se vir em alguém que você conhece, procure atendimento médico imediato, pois a afasia pode ser causada por uma condição potencialmente fatal. Os médicos podem ser capazes de tratar a fonte da afasia e diminuir a quantidade de dano cerebral que ocorre, e quanto mais cedo o tratamento começar, melhores serão as chances de recuperação máxima.

Quais são os diferentes tipos de afasia?

A afasia possui duas categorias principais.

  • Um é expressivo, ou não fluente, no qual as pessoas têm dificuldade de falar, mas compreendem a linguagem.
  • O outro é receptivo, ou fluente, no qual as pessoas falam embora nem sempre seja compreensível, mas sua compreensão é limitada.

Sintomas

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dificuldade em encontrar palavras;
  • Falando devagar e com esforço;
  • Falando apenas palavras isoladas;
  • Falar em frases curtas e fragmentadas e omitir palavras de ligação como "de" ou "era";
  • Falando palavras na ordem errada ou sem lógica;
  • Dificuldade em compreender a fala;
  • Dificuldade em ler ou escrever.

Causas

A causa mais comum de afasia é o dano cerebral causado por um derrame, quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou se rompe. As células cerebrais são danificadas ou morrem devido à perda de sangue em áreas que lidam com o processamento da linguagem. Às vezes, as pessoas têm um episódio temporário de afasia devido a uma enxaqueca, convulsão ou um ataque isquêmico transitório(TIA). Um TIA ocorre quando o fluxo sanguíneo é temporariamente bloqueado para uma área do cérebro. Pessoas que tiveram um TIA correm maior risco de acidente vascular cerebral.

A afasia também pode ser decorrente de lesão cerebral traumática, tumor, infecção ou doença neurológica degenerativa, quando frequentemente acompanhada de perda de memória ou confusão. A afasia progressiva primária (PPA) ocorre devido à degeneração das células cerebrais ao longo do tempo e progride para demência grave.

Fatores de risco

Embora a afasia seja mais comum entre os idosos devido ao aumento do risco de derrame, ela pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, sexo, raça ou nacionalidade. Se você tem alto risco de acidente vascular cerebral, o risco de afasia é maior, que afeta até 40% das pessoas que sofreram acidente vascular cerebral. Nem todas as pessoas com fatores de risco terão um AVC e adquirirão afasia, mas os fatores de risco para AVC incluem:

  • Idade;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Fumar;
  • Consumo excessivo de álcool.

Redução do risco

Você pode diminuir o risco de adquirir afasia diminuindo o risco de acidente vascular cerebral:

  • Mantenha um peso saudável;
  • Pratique exercícios regularmente;
  • Faça uma dieta saudavel;
  • Não fume;
  • Evite o consumo excessivo de álcool.

A afasia afeta cerca de um milhão de pessoas nos Estados Unidos, com cerca de 180.000 pessoas diagnosticadas a cada ano. Se você tem alto risco de derrame, consulte seu médico regularmente e trabalhe em conjunto para diminuir o risco de derrame, o que, por sua vez, reduzirá o risco de desenvolver afasia.

Condições relacionadas à afasia

Pessoas com afasia também podem ter algum distúrbio de movimento, geralmente no lado direito do corpo. Isso ocorre porque a afasia é causada por danos no lado esquerdo do cérebro, que controla os movimentos do lado direito. Se a causa da afasia for lesão grave, tumor, infecção ou doença, as pessoas também podem perder a memória e ficar confusas.

Diagnóstico

Se um médico suspeitar de afasia, ele realizará um exame físico e neurológico e fará perguntas para avaliar as habilidades de fala e compreensão, incluindo pedir ao paciente para:

  • Nomear objetos comuns.
  • Envolver-se em uma conversa.
  • Responder às perguntas sobre o conteúdo depois de ler ou ouvir.
  • Repitir palavras e frases e siga as instruções.
  • Responder sim ou não às perguntas.
  • Responder a perguntas abertas.
  • Demonstrar capacidade de leitura e escrita.

Se as pessoas apresentarem sintomas de afasia, o médico normalmente solicitará uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada para confirmar a ocorrência e o local de um derrame ou lesão cerebral. Se necessário, mais exames podem ser solicitados para detectar doenças ou infecções.

Após o diagnóstico de afasia, o paciente provavelmente irá consultar um fonoaudiólogo que pode realizar uma avaliação completa do grau e das categorias de deficiência.

O envolvimento da família é importante no tratamento da afasia. Participar de sessões de terapia e explorar vias de comunicação em casa ajuda a pessoa com afasia e ajuda a manter os relacionamentos sociais e emocionais.

A afasia atrapalha a capacidade de comunicação, mas as pessoas podem recuperar algumas ou até mesmo todas as suas habilidades de processamento de linguagem, espontaneamente ou com terapia, a curto ou mesmo a longo prazo.

Referências

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colaboradores/porque-a-vida-e-maior-do-que-a-afasia-1.2958019

Portaria No 665, de 12 de abril de 2012

Critérios de Habilitação dos estabelecimentos hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Consulta Pública No 07, de 03 de novembro de 2011 (PDF)

Portaria que institui a Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as diretrizes clínico-assistenciais sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

http://redeafasiabrasil.com.br/ 

https://hdspeechtherapy.com.au/aphasia-awareness-month-2020/ 

https://www.healthgrades.com/right-care/brain-and-nerves/aphasia

https://strokefoundation.org.au/Media-Releases/2021/06/30/05/18/Research-to-bring-hope-for-people-with-aphasia

Tags:

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032