telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

A doença de Pompe

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A doença de Pompe ocorre em cerca de 1: 40.000 nascimentos.

Dia Nacional de Conscientização sobre a Doença de Pompe, lembrado em 28 de junho, traz luz a um tema comum quando falamos sobre condições raras: o diagnóstico tardio, capaz de impactar diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Estima-se que uma em cada 40 mil pessoas seja portadora da Doença de Pompe no mundo.

O que é doença de Pompe?

A doença de Pompe é uma doença genética rara na qual um açúcar complexo chamado glicogênio se acumula nas células do corpo. Isso afeta principalmente o coração e os músculos esqueléticos. Existem dois tipos de doença de Pompe: o tipo I é chamado de doença de Pompe de início infantil (IOPD), e o tipo 2 é conhecido como doença de Pompe de início tardio (LOPD).

É uma doença genética e hereditária que afeta em média 1 a cada 40 mil pessoas e pode se manifestar tanto na forma infantil quanto adulta, causando fraqueza muscular progressiva, ou seja, piora com o tempo. Muitos dos pacientes ainda não sabem o seu diagnóstico.

Os pacientes com Pompe, com a progressão da doença, passam a ter dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, como subir escadas, levantar da cama, pentear os cabelos e até mesmo caminhar. Em alguns casos, o comprometimento muscular pode levar ao uso de uma cadeira de rodas ou dificuldades respiratórias graves.

O que causa a doença de Pompe?

Pessoas com doença de Pompe não possuem uma enzima chamada alfa-1,4-glicosidase ácida (GAA), que decompõe o glicogênio. O glicogênio é uma forma armazenada de açúcar e uma importante fonte de energia nos músculos. Existem muitas enzimas que podem quebrar o glicogênio, mas a enzima GAA atua especificamente no glicogênio nos lisossomas, que são compartimentos especiais dentro das células do nosso corpo. Por esse motivo, a doença de Pompe também é conhecida como um distúrbio de armazenamento de glicogênio. Quando o corpo não é capaz de produzir a enzima GAA suficiente, o glicogênio se acumula dentro dos lisossomas, fazendo com que eles aumentem de tamanho. Esses lisossomos inchados podem interferir na função normal das células musculares. Isso leva à fraqueza muscular progressiva e, em bebês, ao aumento e ao enfraquecimento do coração. O nível de atividade da enzima GAA determina se um indivíduo tem IOPD ou LOPD.

Os genes contêm as instruções que nossas células usam para produzir proteínas, incluindo enzimas, que são necessárias para o funcionamento adequado de nosso corpo. A doença de Pompe é causada por variantes patogênicas no gene GAA. Variantes patogênicas são alterações genéticas nessas instruções que levam a uma enzima que não funciona corretamente.

A doença de Pompe é herdada em um padrão autossômico recessivo. Todo mundo tem duas cópias de cada gene. Herdamos uma cópia de nossa mãe e a outra de nosso pai. Em condições autossômicas recessivas, ambas as cópias do gene devem ter variantes que levam a um produto que não funciona corretamente.

Uma pessoa com a doença de Pompe herdou uma variante patogênica do gene GAA de cada um dos pais. Isso significa que a pessoa tem duas cópias não funcionais do gene e não pode produzir a enzima ácido-alfa-glicosidase. Os pais de alguém com a doença de Pompe são chamados de “portadores” e não têm a doença de Pompe, porque uma cópia funcional do gene é suficiente para manter a saúde.

Dentro de cada fibra muscular saudável, existem muitas miofibrilas que são compactadas e correm paralelas ao longo de todo o seu comprimento. Eles são representados por círculos grandes de cores claras na seção transversal à esquerda. Os pequenos círculos de cor escura representam lisossomos que se quebram e processam um açúcar chamado glicogênio.

Na doença de Pompe, os lisossomos são incapazes de quebrar o glicogênio de maneira adequada e ele se acumula dentro deles. Os lisossomos incham e às vezes se rompem (os círculos de cor escura que representam os lisossomos agora são grandes). Isso desloca as miofibrilas e interfere na função normal do músculo.

Quais são os sinais e sintomas da LOPD?

Os sintomas de início tardio aparecem já na primeira década da infância ou na sexta década da idade adulta. Eles podem incluir:

  • Fraqueza muscular
  • Fraqueza respiratória (dificuldade em respirar)

Quais são os sinais e sintomas da IOPD?

 Os sintomas de início precoce aparecem nos primeiros meses de vida. Eles podem incluir:

  • Problemas de alimentação
  • Baixo ganho de peso
  • Fraqueza muscular
  • Floppiness
  • Dificuldades respiratórias
  • Coração dilatado
  • Língua alargada

principais-sintomas-2B.jpg

Fonte: Sanofi


Diagnóstico

Um exame de sangue é usado para medir a atividade da enzima GAA e também para fazer uma análise genética (DNA) em busca de variantes patogênicas no gene GAA. 

Tratamento

A terapia de reposição enzimática (TRE) é o tipo de tratamento mais comum para a doença de Pompe. O paciente recebe uma infusão da enzima GAA através de uma veia regularmente. Isso tem se mostrado muito benéfico, pois a TRE ajuda a diminuir o coração dilatado, melhora a função cardíaca e muscular e reduz o acúmulo de glicogênio nas células.

Os sintomas da doença de Pompe também são tratados com terapias de suporte. Isso inclui terapia respiratória e fisioterapia para fortalecer os músculos usados ​​para respirar.

A fisioterapia também é usada para melhorar a força geral e a capacidade física. A terapia ocupacional pode ajudar os pacientes a realizar tarefas diárias. Dispositivos ortopédicos, como aparelhos ortopédicos, podem ser usados ​​para fornecer suporte para alguns pacientes.

Quais são os efeitos a longo prazo da doença de Pompe?

Cada caso de doença de Pompe é único, mas, em geral, quanto mais tarde surge na vida, mais lentamente progride. A doença de Pompe de início infantil progride rapidamente e os sintomas são graves. Se não for tratada, a maioria dos bebês não sobreviverá após 18 meses. Com a doença de Pompe de início tardio, a fraqueza muscular piora gradualmente com o tempo. Isso eventualmente leva a sérios problemas respiratórios, mas muitas vezes muitos anos depois.

 

Referências

 

https://vivio.com/produit/pompe-disease/?lang=en

https://www.luriechildrens.org/en/specialties-conditions/pompe-disease/

https://www.sanofi.com.br/pt/sua-saude/doencas-raras/pompe

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032