telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia da Conscientização da Fibromialgia e Fadiga Crônica

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Estima-se que 2% a 4% da população geral tenha fibromialgia

12 de maio

Sentir dores intensas e incapacitantes, mas sem causa aparente e, muitas vezes, também sem diagnóstico. 

Esse é o desafio constante de quem tem fibromialgia, dor crônica caracterizada por se disseminar por vários pontos do corpo, especialmente tendões e articulações, e provocar fadiga, distúrbios de sono e alterações de humor, dentre outros sintomas relacionados. 
De causa desconhecida, estima-se que 2% a 4% da população geral tenha fibromialgia, sendo que são mais comuns os casos em mulheres de 30 a 50 anos.

O que é?

A fibromialgia é uma doença imobilizante, difícil de controlar e pouco conhecida, que afeta muitos homens e mulheres em todo o mundo. Por causa disso, o Dia da Conscientização sobre a Fibromialgia ajuda a informar ainda mais as pessoas que podem ainda não entender a extensão do que ele faz e pode fazer àqueles que a vivenciam.  Conscientização e financiamento são as chaves para combater o enigma que é a fibromialgia, e este dia foi criado exatamente para isso. 

Todos os anos, os observadores deste dia se reúnem e participam de eventos de arrecadação de fundos, corridas de caridade, festas do chá - qualquer coisa para manter a conversa. Normalmente, esses eventos ocorrem porque alguém tem um parente ou amigo que sofre dessa doença. Mas você não precisa conhecer alguém pessoalmente afetado pela fibromialgia para fazer a diferença.

É uma doença que tem cerca de sete vezes mais probabilidade de afetar mulheres do que homens e, embora geralmente seja observada em pessoas entre 30 e 50 anos, pode aparecer em pacientes de qualquer idade, sejam idosos ou crianças. Isso, em particular, capta a atenção de uma ampla gama de pessoas e dá a realidade que pode, de fato, afetar qualquer pessoa a qualquer momento.

Diagnóstico e Sintomas

A fibromialgia é uma doença difícil de diagnosticar - não há um conjunto específico de testes que possa encontrar e diagnosticar, e os sintomas que os pacientes experimentam são frequentemente atribuídos a outras doenças antes que a fibromialgia seja identificada com precisão.

O Dia da Conscientização da Fibromialgia visa aumentar a conscientização para esta doença e apoiar pesquisas futuras para encontrar uma cura. Quem já sofre da doença é um lutador incontestável, e quanto mais gente entender o que a fibromialgia pode e vai fazer, melhor chance teremos de descobrir uma maneira de tornar sua vida melhor.

Os sintomas da fibromialgia podem incluir aumento da sensibilidade da pele - especialmente à dor, rigidez muscular, algumas dificuldades para dormir, problemas de memória e concentração, cansaço extremo e dores de cabeça.

Esses sintomas não são incomuns em outras doenças - e alguns pacientes nem mesmo apresentam todos esses sintomas - então é fácil ver o que torna a fibromialgia tão difícil de diagnosticar. Se soubéssemos mais sobre a fibromialgia, você poderia imaginar o quanto é possível melhorar a vida de quem ela afeta? Isso ajudaria a reconhecer os padrões melhor e até mesmo detectá-los mais cedo, levando a um tratamento melhor.

Tratamento

Não há cura para a fibromialgia, então, no momento, a única opção para quem sofre é fazer vários tratamentos. Por exemplo, medicamentos como analgésicos e antidepressivos são freqüentemente prescritos.

Os sofredores também podem descobrir que as mudanças no estilo de vida podem ajudar, e há muitos grupos de apoio disponíveis através dos serviços de saúde dispostos a oferecer apoio. Além disso, embora os grupos de apoio nem sempre sejam adequados para todos, os médicos aconselharão planos de tratamento pessoais, como diários e opções de apoio semelhantes, para ajudar as pessoas a lidar com essas mudanças em seu estilo de vida.

Como comemorar o dia da fibromialgia

Uma coisa a fazer antes de observar este dia é ler sobre a própria fibromialgia. Isso vai, no mínimo, dar a você uma introdução decente a tudo o que sabemos atualmente sobre a doença. Não se espera que você saiba tudo e não se preocupe, não haverá um teste no final para verificar se você entendeu tudo. Simplesmente mostrar que você se importa o suficiente para se educar o colocará em uma boa posição para se juntar à luta pela difusão da consciência.

Mesmo assim, como não tem cura, há muito sobre esta doença que não sabemos - mas igualmente, muito que sabemos.

Referência

https://www.daysoftheyear.com/days/fibromyalgia-awareness-day/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032