telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Dia Nacional de Prevenção da Alergia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A rinite acomete cerca de 20 a 25% da população em geral.

7 de maio

Promovido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, celebrado em 7 de maio, busca chamar a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas manifestações. 

Com a proximidade do inverno, as pessoas com alergias respiratórias entram em pânico, não é mesmo? O tema é delicado e preocupa profissionais de saúde e pacientes por causa das inúmeras formas de reação do organismo ao problema.

As chuvas e o tempo úmido, são climas propícios para o aumento de ácaros e fungos, deixando as pessoas mais expostas a doenças respiratórias alérgicas. Nesta época do ano, pessoas com histórico de crises alérgicas costumam sofrer mais, principalmente em lugares fechados. É exatamente nesses locais onde existe a maior aporte desses agentes alergênicos.

Exemplo: Se no quarto dos indivíduos que dormem 6 horas de um dia de 24 horas, então, pelo menos 25% do dia a pessoa está exposta aos  agentes.

As alergias são impactadas por:

  • baixas temperaturas, especialmente à noite;
  • predisposição familiar ou até mesmo por causas externas, como substâncias químicas (perfumes, tintas, produtos de limpeza, inseticidas).

Esses fatores podem irritar as vias aéreas agravando a inflamação. Mas os sintomas podem melhorar quando se leva a sério o tratamento.

A rinite, por exemplo, é persistente, é diária e alguns sintomas vão desaparecer durante o dia quando esquenta mais um pouquinho. Mas há uma inflamação das vias aéreas, ou seja, uma predisposição maior à infecção viral. Por isso, é importante o tratamento para diminuir o processo inflamatório alérgico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, centenas de milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas alergias respiratórias em todos os países do mundo.

A rinite alérgica pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral.

Com a chegada do inverno, surgem mais casos de crises alérgicas, em especial as respiratórias, como asma e rinite. 

Prevenção

A melhor forma de prevenir as crises é evitar o contato com a causa do problema. Se a alergia envolve ácaros, deve-se ter um controle mais rigoroso do ambiente do alérgico. Medidas simples, como manter sempre o ambiente limpo, evitar acúmulo de poeira, não fumar, beber bastante água e se alimentar de forma saudável são fundamentais para viver bem.

Outras dicas importantes são tomar sol, pois a vitamina D está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico. Estar sempre bem agasalhado durante o frio e evitar cheiros fortes também ajudam a prevenir crises alérgicas. 

Com temperaturas mais amenas, especialmente a noite, e queda da umidade relativa do ar, o Outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alergias.  

Dentre os sintomas mais comuns da rinite estão corrimento nasal, obstrução ou prurido nasal e espirros sequenciais. Muitas vezes acompanham sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente e nos casos crônicos, podem ocorrer perda do paladar e do olfato. É muito importante procurar um profissional de saúde que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar o tratamento mais adequado para controlar a doença, promover a prevenção e o alívio dos sintomas de forma segura e eficaz.

Por isso, vamos combinar: Nada de automedicação hein!?

Referências

http://blog.saude.mg.gov.br/2019/05/14/alergias-saiba-como-evitar/

https://asbai.org.br/07-de-maio-dia-nacional-de-prevencao-das-doencas-alergicas-e-apoio-ao-dia-mundial-de-combate-a-asma/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53873-saiba-como-prevenir-as-alergias#:~:text=Medidas%20simples%2C%20como%20manter%20sempre,de%20doen%C3%A7as%20do%20aparelho%20imunol%C3%B3gico.

https://www.childrens.com/health-wellness/fight-seasonal-allergies

#asbai #alergia #rinite #asma

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032