telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

04 de março - Dia mundial da obesidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

88% das mortes por Covid-19 acontecem em países com altos índices de obesidade

A data do Dia Mundial da Obesidade, que era 11 de outubro, foi alterada pela World Obesity Federation (Federação Internacional da Obesidade), para o dia 4 de março, a partir de 2020. A obesidade não se trata de uma questão de estilo de vida, mas sim de uma doença crônica, recidivante e multifatorial (1)

obesidade 2.jpg
Fonte: SBE

A obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade prejudicial à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o diagnóstico por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado utilizando a altura e o peso do indivíduo (IMC = peso (kg) / altura (m)2). 

Para calcular o IMC: Clique AQUI

obesidade3.jpg
Fonte: Saluten

A obesidade se tornou uma epidemia que afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo mundo e ainda não é totalmente compreendida, mas sabe-se que precisa de tratamento como qualquer outra doença. É importante que todos saibam também que ninguém é obeso por opção, pois não é uma questão de força de vontade, determinação ou caráter. A genética contribui com 70% para o seu desenvolvimento, além da soma a outros fatores determinantes como alimentação e sedentarismo (2)

Falando sobre a obesidade, cabe lembrar que a fome emerge de uma série de impulsos que nos induz ao ato de comer. Um deles é o que chamamos de “apetite fisiológico”, que é aquele que surge quando porque estamos mesmo com fome, mas existe também o apetite hedônico, aquele que procuramos o alimento por prazer, conhecido como “o comer emocional”. Além dos diversos hormônios relacionados à saciedade, a fome está intimamente relacionada às nossas memórias afetivas, do cheiro ou situações na lembrança que envolva a comida por exemplo. Essa é a parte que está relacionada com o controle hipotalâmico do apetite, que por sua vez, está interligado ao ato de comer fora de hora ou quando já estamos alimentados (3).

A epidemia mundial da obesidade também está relacionada ao que chamamos de ambiente obesogênico, ou seja, aquele ambiente onde facilmente é possível encontrar alimentos hiperpalatáveis que acabam tendo efeito hipotalâmico (aqueles exploram a multissensorialidade, como texturas, crocância, maciez) e espaços ou hábitos que não favorecem a prática de atividades físicas, levando mais e mais pessoas ao sedentarismo (4).

De acordo com a Dra. Maria Edna de Melo, endocrinologista da SBEM-SP (3), existe uma tendência da população, e até mesmo de alguns profissionais de saúde, de considerar uma pessoa obesa quando ela já tem um quadro mais grave, daí a importância de monitorar o IMC. A obesidade apresenta inúmeras complicações, e, de acordo com a tendência individual, ela pode desencadear, por exemplo, artrose, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, refluxo gastroesofágico, apneia do sono e alguns tipos de câncer.

A obesidade leva as pessoas a viverem menos e com pior qualidade de vida e o seu tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo ou não associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

O Dia Mundial da Obesidade serve para estimular o reforço com os cuidados com alimentação, obesidade na infantil, atenção ao Índice Massa Corporal (IMC) e o tratamento da doença com o todo o respeito que é merecido.

Covid-19 e a obesidade

No início da pandemia, ficou claro que as pessoas com obesidade eram mais propensas a ter complicações e morte devido a covid-19. O relatório mais recente da Federação Mundial de Obesidade mostra que as taxas de mortalidade são dez vezes maiores em países onde mais de 50% da população tem excesso de peso. O relatório também aponta que 88% das mortes por covid-19 acontecem em países com altos índices de obesidade (5).

Autora

l_20191004144706.jpg
Kellen Cristine Aureliano Falcão

Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário São Camilo (2012), Especialista em Informática em Saúde na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (2014). Neste período realizou duas Iniciações Científicas no mesmo Departamento (2009-2011). Participa do grupo de pesquisa no Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o projeto Saúde 360° desde 2009. Foi bolsista do Projeto InfoSaúde (2014/2015), financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ? representado pela ABNT/CEE-78, UNIFESP, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus). Possui experiência na área de Psicologia com ênfase em atendimento clínico e hospitalar. Profissional habilitada pelo E-PSI (Cadastro Nacional de Profissionais de Psicologia para Prestação de Serviços Psicológicos por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)): Mais informações: Clique aqui

Fontes

  1. https://www.worldobesityday.org/
  2. https://www.who.int/news-room/events/detail/2020/03/04/default-calendar/world-obesity-day
  3. https://www.sbemsp.org.br/
  4. http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3134-04-3-dia-mundial-da-obesidade
  5. https://www.worldobesityday.org/

#DiaMundialdaObesidade #WorldObesityDay #ObesidadeEuTratocomRespeito #Obesidade #Endocrinologia #MinistériodaSaúde #SaúdeDigital #SomosUnifesp #SUS #SistemaÚnicodeSaúde #TelessaúdeSP #AtençãoPrimária #Telehealth #Telessaúde #OMS #WHO 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032