Entenda o que significa cada termo ligado à evolução do novo coronavírus
O que é uma mutação ?
Fonte: Tupaense Notícias
É uma mudança que ocorre de forma aleatória no material genético. Essas alterações acontecem com frequencia e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível. Se o vírus consegue uma modificação que facilite entrar melhor nas células, essa modificação vai dominar em relação às outras e, às vezes, até mesmo ao vírus original. Novas mutações do vírus SARS-CoV-2 (coronavírus) já são esperadas. Isso é um comportamento comum porque o vírus pode sofrer modificações genéticas à medida que ele se espalha. Dessas mutações podem surgir novas variantes, linhagens e cepas.
O que é uma variante ?
Fonte: The Atlantic
A variante pode ser entendida como o vírus que mudou durante seu processo de replicação. Quando essa mudança (mutação) começa a aparecer muitas vezes, os especialistas fazem o sequenciamento do genoma. Se essa mudança se "fixa", isso configuraria a variante do vírus anterior. O vírus ancestral (ou original) pode ter várias variantes, cada uma com uma modificação diferente.
O que é Linhagem ?
Quando você tem já várias variantes, distintas variantes, que se originaram no mesmo local – por exemplo, daqui do vírus ancestral do Brasil – essas variantes vão constituir uma linhagem. A linhagem seria um grupo de vírus variantes que se diferenciaram e têm um ancestral comum, que seria aquele primeiro vírus identificado.
O que é Cepa ?
É uma variante ou um grupo de variantes dentro de uma linhagem que já se comporta um pouco diferente do vírus original
Quantas variantes do coronavírus já foram encontradas ?
B.1.1.7
Identificada em dezembro de 2020 no Reino Unido -
501Y.V2
Encontrada na África do Sul (também conhecida como B.1351)
P.1
Variante brasileira detectada inicialmente em Manaus
Referências
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/29/mutacao-variante-cepa-e-linhagem-entenda-o-que-significam-os-termos-ligados-a-evolucao-do-coronavirus.ghtml