telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

Você sabe o que é infodemia ?

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 7 pontos que precisam ser checados quando recebemos um conteúdo pela internet

Todos nós estamos sendo expostos a uma grande quantidade de informações sobre a covid-19 diariamente, e nem todas são as notícias são confiáveis. Aqui estão algumas dicas para saber a diferença e impedir a disseminação de informações incorretas.

Devido à covid-19, a maioria de nós tem uma palavra nova em nosso vocabulário: epidemiologia. É o ramo da ciência médica que lida com as formas como as doenças são transmitidas e podem ser controladas em uma população.

Agora é hora de aprender outra palavra nova: infodemia.

Como humanos, somos uma espécie curiosa e inovadora. Queremos entender o mundo que nos rodeia e ficar atualizados sobre os desafios que enfrentamos e como superá-los. Uma das maneiras de fazer isso é buscar e compartilhar informações - muitas delas. Até mesmo cientistas de todo o mundo estão trabalhando duro para acompanhar os milhares de estudos que surgiram desde o surgimento da covid.

Mas não são apenas estudos científicos. Existem também comunicações oficiais de governos e agências de saúde em todo o mundo. Depois, há artigos de notícias e artigos de opinião e mensagens de vloggers, bloggers, podcasters e influenciadores de mídia social. Você também pode ver informações compartilhadas por amigos e familiares nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens.

Tudo isso é chamado de infodêmico: uma enxurrada de informações sobre a pandemia covid-19. A infodemia é o estudo dessas informações e como gerenciá-las.

Infodemia: uma epidemia de informação causada pelo excesso de notícias sobre determinados temas. Muitas vezes, as informações que consumimos estão incorretas, incompletas ou são produzidas por fontes pouco confiáveis. Ainda assim, esses dados duvidosos seguem se propagando velozmente.

Aqui estão sete etapas que você pode seguir para navegar nessa onda de informações e decidir em quem e no que confiar:

1. Avalie a fonte

Quem compartilhou as informações com você e de onde eles as conseguiram? Mesmo que sejam amigos ou família, você ainda precisa examinar sua fonte. Para verificar se há contas falsas de mídia social, observe há quanto tempo os perfis estão ativos, o número de seguidores e as postagens mais recentes. Para sites, verifique as páginas “Sobre nós” e “Fale conosco” para procurar informações de histórico e detalhes de contato legítimos.

Quando se trata de imagens ou vídeos, crie o hábito de verificar sua autenticidade. Para imagens, você pode usar as ferramentas de pesquisa reversa de imagens fornecidas pelo Google e pela TinEye. Para vídeos, você pode usar o YouTube DatViewer da Anistia Internacional, que extrai miniaturas que você pode inserir nas ferramentas de pesquisa reversa de imagens.

Outras pistas de que uma fonte pode não ser confiável ou imprecisa incluem design visual não profissional, ortografia e gramática inadequadas ou uso excessivo de todas as letras maiúsculas ou pontos de exclamação.

2. Vá além das manchetes

Os títulos podem ser intencionalmente sensacionais ou provocantes para obter um grande número de cliques. Leia mais do que apenas o título de um artigo - vá além e analise a história inteira. Pesquise mais informações do que as redes sociais - procure fontes impressas, como jornais e revistas, e fontes digitais, como podcasts e sites de notícias online. Diversificar suas fontes permite que você obtenha uma imagem melhor do que é ou não confiável.

3. Identifique o autor

Pesquise o nome do autor online para ver se eles são reais ou confiáveis.

4. Verifique a data

Ao encontrar informações, pergunte-se o seguinte: Esta é uma história recente? Está atualizado e é relevante para os eventos atuais? Um título, imagem ou estatística foi usada fora do contexto?

5. Examine as evidências de apoio

Histórias confiáveis ​​apoiam suas afirmações em fatos - por exemplo, citações de especialistas ou links para estatísticas ou estudos. Verifique se os especialistas são confiáveis ​​e se os links realmente apoiam a história

6. Verifique seus preconceitos

Todos nós temos preconceitos, e esses fatores influenciam em como vemos o que está acontecendo ao nosso redor. Avalie seus próprios preconceitos e por que você pode ter sido atraído por uma manchete ou história específica. Qual é a sua interpretação disso? Por que você reagiu dessa maneira? Isso desafia suas suposições ou diz o que você quer ouvir? O que você aprendeu sobre si mesmo com sua interpretação ou reação?

7. Recorra aos verificadores de fatos

Em caso de dúvida, consulte organizações confiáveis ​​de verificação de fatos, como a International Fact-Checking Network e veículos de notícias globais focados em desinformar desinformações, incluindo a Associated Press e a Reuters.

Informação

Informação é o que chamamos de coisas que são precisas de acordo com nosso conhecimento atual. Por exemplo, covid-19 significa doença coronavírus 2019 e é causado pelo vírus SARS-CoV-2. Uma das dificuldades com qualquer novo patógeno, como este coronavírus, é que as informações mudam com o tempo à medida que aprendemos mais sobre a ciência.

Desinformação

A desinformação, por outro lado, é uma informação falsa. É importante ressaltar que são informações falsas que não foram criadas com a intenção de prejudicar outras pessoas. A desinformação geralmente é iniciada por alguém que genuinamente deseja entender um tópico e se preocupa em manter as outras pessoas bem e seguras. Em seguida, é compartilhado por outras pessoas que sentem o mesmo. Todos acreditam que estão compartilhando boas informações - mas, infelizmente, não estão. E dependendo do que está sendo compartilhado, a desinformação pode ser bastante prejudicial.

Na outra extremidade do espectro está a desinformação. Ao contrário da desinformação, esta é uma informação falsa criada com a intenção de lucrar com ela ou causar danos. Esse dano pode ser para uma pessoa, um grupo de pessoas, uma organização ou mesmo um país. A desinformação geralmente atende a alguma agenda e pode ser perigosa. 

Ajuda pensar em desinformação se espalhando da mesma forma que vírus. Uma pessoa pode compartilhar notícias falsas com seus amigos e familiares e, em seguida, um punhado delas compartilha com mais amigos e familiares e, antes que você perceba, informações potencialmente prejudiciais ou perigosas estão assumindo o feed de notícias de todos.

Mas assim como podemos proteger contra covid-19 com a lavagem das mãos, distanciamento físico e máscaras, podemos diminuir a disseminação de desinformação praticando alguma higiene de informação.

Antes de compartilhar algo, pergunte-se o seguinte:

 

Como isso me faz sentir?        
Por que estou compartilhando isso?    
Como posso saber se é verdade?
De onde veio ?
A agenda de quem eu poderia estar apoiando ao compartilhá-la?

Se você sabe que algo é falso ou se isso o deixa com raiva, não compartilhe para desmascarar ou zombar disso. Isso apenas espalha a desinformação ainda mais. Saiba mais sobre como você pode relatar informações incorretas online.

Bons lugares para obter informações confiáveis ​​são os sites do Ministério da Saúde nacional ou da Organização Mundial da Saúde. Lembre-se, porém: as informações mudarão à medida que aprendermos mais sobre o vírus.

Referência

Traduzido de: https://www.who.int/news-room/spotlight/let-s-flatten-the-infodemic-curve

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032