telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

17 de novembro - Dia Nacional de Combate à Tuberculose

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A tuberculose é uma doença grave que tem cura se tratada corretamente

Por Raquel Xavier de Souza Saito

A tuberculose: é causada por uma bactéria, chamada bacilo de Kock, que ataca principalmente os pulmões, mas pode acorrer em quaisquer partes do corpo, tais como: rins, ossos, intestinos e até cérebro. As formas mais graves são mais comuns, nos casos em que a imunidade da pessoa está diminuída.

Sintomas mais comuns: tosse persistente seca ou produtiva por mais de três semanas acompanhada ou não de febre baixa, geralmente no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. É importante verificar se a pessoa teve contato com alguém que teve tuberculose.

Transmissão: O doente com tuberculose pulmonar ou laríngea transmite a doença ao falar, tossir ou espirrar. Quando o indivíduo contamina o ambiente, partículas contendo bacilos podem manter-se em suspensão no ar por muitas horas e são capazes de alcançar os pulmões e se multiplicar. Pessoas com tuberculose pulmonar devem utilizar mascaram nas primeiras duas semanas de tratamento. (BRASIL, 2011)

tbanim2.gif

Fonte: Arizona State University

Prevenção: Como os bacilos podem ficar suspensos no ar, manter ambientes abertos e bem ventilados. A luz solar e a ventilação diminuem os riscos de contaminação. A vacina BCG, recomendada para menores, ajuda a proteger contra as formas mais graves da doença.

Compartilhar talheres, copos, toalha ou banheiro não transmite tuberculose.

Tratamento: O tratamento deve ser feito por seis messes, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo que os sintomas tenham desaparecidos. O tratamento só termina quando o serviço de saúde confirma a cura por meio de exames. Atenção: O tratamento da tuberculose é OFERECIDO PELO SUS e dura, no mínimo, 6 meses. (BRASIL, 2017)

A tuberculose tem CURA se o tratamento for feito corretamente e sem interrupções!

Se você tem algum familiar ou amigo com a doença, APOIE E INCENTIVE. Essa força faz toda a diferença para o sucesso do tratamento. (BRASIL, 2019)

Referencias

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 444, de 6 de julho de 2011. A Resolução que trata do enfrentamento da tuberculose no Brasil. 2011

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

Tags:

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032