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6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física

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Atividade física e saúde

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.
 
O termo "atividade física" não deve ser confundido com "exercício", que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde (1).

atividadefisica.pngFonte: Active

Um levantamento de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para o alarmante dado de que 25% da população mundial é sedentária! 

  • Entre os adolescentes, acredite você ou não, mas esse número sobe para 4 em cada 5 ‘jovens’ (81%) como sendo sedentários.  
  • A meta da entidade é diminuir em 10% esses números até 2025. Visto que entre os benefícios do exercício para saúde, podemos citar:
  • Redução da pressão alta e dos fatores de risco para doenças coronarianas; 
  • Diminuição da incidência de doenças como câncer de cólon e diabetes; 
  • Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular; 
  • Aumento da massa óssea e/ou diminuição da sua perda (prevenindo a osteoporose); 
  • Melhoria da função cardiovascular e respiratória; 
  • Atraso de certos processos do envelhecimento; 
  • Aumento da sensação de bem-estar e da autoestima; 
  • Aumento do metabolismo em repouso; 
  • Melhoria da função imunológica; 
  • Melhoria da disposição, dos estados de depressão e ansiedade. 

quais-os-beneficios-da-atividade-fisica.jpg

A OMS recomenda que para promover e manter a saúde, todos os adultos saudáveis necessitam acumular, no mínimo, 150 minutos por semana de exercício aeróbio de intensidade moderada distribuída pela maior parte dos dias da semana. Ou, em alternativa, acumular no mínimo 75 minutos de atividade aeróbia de intensidade vigorosa (2)

Já para os adolescentes, a OMS recomenda que as atividades físicas ocorram diariamente em intensidade de moderada a intensa.

E você, com frequência se exercita? Vamos ajudar a reverter esses números?!

 

 

m_20190611122454.jpgPor Felipe Azevedo Moretti

Coordenador Temático de Reabilitação - Telessaúde São Paulo - Unifesp

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), especialização em Acupuntura pelo Instituto Mineiro de Estudos Sistêmicos (2007), MBA pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2009) e especialização em Terapia Comportamental pela USP (2014). Trabalha com projetos de extensão e pesquisa na UNIFESP desde 2009. Fez mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica na UNIFESP e o doutorado pelo Programa de Gestão e Informática em Saúde - com investigação sobre formas de apoio e acolhimento remoto para pacientes crônicos, com foco na fibromialgia. Em 2016 foi pesquisador principal de um projeto de inovação com apoio FAPESP e recentemente teve afiliação ao Núcleo Técnico-Científico Telessaúde Brasil Redes UNIFESP, prestando apoio com estratégias de educação para atenção básica. Já recebeu bolsas da Capes, da FAPESP e do CNPq. E os principais temas de interesse são: saúde pública, fibromialgia, dor crônica, grupos de apoio, psicologia, depressão e educação em saúde. Mais informações: Clique aqui

 

Fonte:

1. Romeu MENDES, Nelson Sousa, J.L. Themudo Barata. ACTIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA Recomendações para a Prescrição de Exercício. Acta Med Port 2011; 24: 1025-1030

2. http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3144-06-4-dia-mundial-da-atividade-fisica

#worlddayofphysicalactivity

#diamundialdaatividadefísica

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

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