telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

11 de fevereiro - Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Elas representam apenas 28% da força de trabalho em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Importância da Data

A Assembleia Geral da ONU decidiu em 22 de dezembro de 2015 que uma observância anual era necessária para reconhecer o papel crítico que mulheres e meninas desempenham na ciência e tecnologia.

Desde então, este dia tem sido utilizado para promover “o acesso pleno e igualitário e a participação na ciência para mulheres e meninas”.

Tema

De acordo com as Nações Unidas, o tema do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2021 é ‘Mulheres Cientistas na Vanguarda da Luta contra o COVID-19’.

O surto da pandemia solidificou mais uma vez a necessidade e a importância das mulheres cientistas. As mulheres participaram ativamente das pesquisas de conhecimento sobre o vírus, depois desenvolveram técnicas de testes e também conseguiram criar a vacina contra o vírus.

Outro aspecto do surto da pandemia é o efeito adverso que deixou na carreira das mulheres cientistas. Para aqueles que estão nos estágios iniciais de suas carreiras, o avanço da pandemia viral as deixou atordoadas, sem esperança e sem espaço para crescimento. Isso, na verdade, ampliou ainda mais a já ampla lacuna entre os gêneros no sistema científico.

Números

Muitas aspirantes a cientistas enfrentam desafios que são mais difíceis de superar. Embora as mulheres representem pelo menos metade da população mundial, elas representam apenas 28% da força de trabalho em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Por que esse número é tão baixo?

Meninas e mulheres jovens são frequentemente sutilmente (ou não tão sutilmente) afastadas de seguir carreiras nas ciências. O assédio sexual e o bullying são terrivelmente comuns, assim como microagressões discretas, mas ainda assim prejudiciais, como falar em reuniões ou fazer um trabalho que não é reconhecido. As mulheres ganham cerca de US $ 15.000 a menos por ano do que os homens. 

Referências

https://www.firstpost.com/world/international-day-of-women-and-girls-in-science-2021-date-theme-of-day-celebrating-women-in-stem-field-subjects-9292941.html

https://blogs.ei.columbia.edu/2021/02/11/2021-women-girls-science/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032