telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

Dia Nacional d@ médic@ da família e da comunidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em 2018, no Brasil havia apenas 5.486 médicos inscritos nesta especialidade.

Por Cesar Augusto Inoue e Francisco Moreno Carvalho

“Sabe aquela médica que é a primeira a atendê-lo e a última a vê-lo depois que se recupera? Aquele médico que o consulta quando não está doente?  Aquele profissional que o visita em casa, toma um cafezinho e conversa sobre seus saúde e da sua família? Então, conheça neste dia as médicas e os médicos de família e comunidade.”

No dia 05 de dezembro, o Brasil comemora o “Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade (MFC)”. A escolha da data remete ao dia em que foi fundada a Sociedade Brasileira de Medicina Geral Comunitária, em 1981. Atualmente ela tem o nome de Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Mas será que muita gente sabe o que faz um MFC?

O MFC é um profissional que presta assistência à saúde de forma continuada, integral e abrangente para as pessoas, suas famílias e comunidades.

Este profissional possui vocação e formação específica para prestar cuidados na Atenção Primária à Saúde, por isso é um médico capaz de manejar os problemas mais frequentes que acometem a população sob sua responsabilidade. 

Uma característica de destaque é o foco da atuação voltado para as pessoas e não para doenças. Desta forma, este profissional amplia a oferta de cuidados em saúde com a integração da assistência com ações de prevenção e promoção à saúde. Além disso, tem como um dos seus princípios, a valorização da relação médico-pessoa para o desempenho de suas atividades. É por meio da construção desta relação que este profissional articula conhecimentos sobre as doenças (disease) e sobre a experiência do adoecimento (illness); e  também elabora projetos terapêuticos pactuados com as pessoas sob os seus cuidados.

No Brasil, esta especialidade teve um grande crescimento, principalmente pela reorientação do modelo assistencial denominado Estratégia Saúde da Família. Apesar da grande oferta de trabalho nesta área, ainda é insuficiente o número de especialistas. De acordo com documento produzido pelo Conselho Federal de Medicina em 2018, no Brasil havia apenas 5.486 médicos inscritos nesta especialidade, ocupando a 16º lugar nas especialidades médicas.

A consolidação do sistema de saúde público passa pela discussão sobre a valorização e o estímulo desta especialidade em nosso meio. E por isso a importância desta data tanto para lembrar destes profissionais que já atuam na área como também uma forma de divulgar esta especialidade tão necessária para os dias atuais.

Bibliografia consultada:
Tratado de Medicina de Família e Comunidade: princípios, formação e prática/ Organizadores: Gustavo Gusso, José Mauro Ceratti Lopes. – Porto Alegre: Artmed, 2012.
SCHEFFER, M. et al. Demografia Médica no Brasil 2018. São Paulo, SP: FMUSP, CFM, Cremesp, 2018. 286 p. ISBN: 978-85-87077-55-4.
 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032