telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

20 de outubro, dia nacional e mundial da osteoporose

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O problema afeta principalmente mulheres após a menopausa

tele-osteoporosesite.jpg

A campanha é dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose. A data visa tornar a prevenção da osteoporose e das fraturas uma prioridade global de saúde, alcançando profissionais de saúde, mídia, formuladores de políticas, pacientes e o público em geral.

O que é ?

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.

Algumas orientações da campanha

- uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura;
- o principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos;
- coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura;
- fatores de risco: menopausa, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, de vitamina D e falta de exposição ao sol.

Prevenção

  • - aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados;
  • - expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D;
  • - praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas;
  • - evitar o consumo de álcool e de fumo;
  • - evitar o consumo excessivo de sal;
  • - utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas;
  • - evitar quedas: com a adequada iluminação dos ambientes; retirando tapetes e outros objetos do chão e instalando barras de apoio no banheiro.

Causas

Mais comum entre as mulheres acima dos 65 anos e nos homens após os 70 anos, a patologia costuma surgir sem sintomas. Geralmente a pessoa sofre uma fratura e neste momento descobre a doença, chamamos a osteoporose de doença silenciosa.

Já as causas são muitas, como tabagismo, abuso de álcool, alterações de tireoide, carências alimentares, doenças autoimunes, entre outras”, conta o ortopedista Alaor Jason Brenner Neto, do Plunes Centro Médico, em Curitiba (PR).

Na idade em que a osteoporose comumente se manifesta as fraturas são um grande problema.

Estima-se que nos próximos anos o número de fraturas de quadril chegue a marca de 140 mil ao ano, uma tendência causada pelo envelhecimento da população.

A prevenção é fundamental e o diagnóstico precoce também. Fazer um exame chamado densitometria nos dá o padrão da densidade óssea do paciente e com isto conseguimos iniciar a prevenção para quem tem tendência a ter osteoporose. 

A indicação básica é que todas as mulheres acima de 65 anos e todos os homens com mais de 70 façam o exame”, diz o especialista.

Além da densitometria óssea, a prática de atividades físicas com carga – como musculação, dança e corrida -, somada uma dieta rica em cálcio e vitamina D, pode contribuir para a prevenção. 

O acompanhamento com um ortopedista é fundamental para evitar que uma fratura que poderia ser evitada aconteça.

Mudanças no estilo de vida que podem ajudar

  • As mulheres após a menopausa devem ser extremamente cautelosas, manter a ingestão alimentar adequada e consultar médicos em caso de fadiga ou dor desnecessária.
  • Ao trabalhar em um laptop, use uma mesa e cadeira. Mantenha sua postura ereta ao sentar. Continue fazendo pausas a cada uma hora por dois minutos para se levantar e movimentar um pouco o corpo.
  • Passe pelo menos 15 minutos diários sob o sol para a ingestão de vitamina D. Uma caminhada ou alguns minutos na janela com luz solar adequada podem servir ao propósito.
  • Faça dos exercícios e outras atividades físicas um hábito. Como ficar mais em casa já está nos impedindo dos movimentos corporais exigidos, precisamos nos tornar mais ativos. 

Fraturas de quadril vão dobrar até 2050

Pesquisadores alertam que é preciso investir na prevenção e que uma proporção maior de homens será afetada pelo problema

A fratura de quadril caminha para se tornar uma severa questão de saúde pública global à medida que a população envelhece e fica mais frágil. Pesquisadores da Universidade de Hong Kong analisaram dados de pacientes de 19 países, com 50 anos ou mais, que haviam sofrido fratura entre 2005 e 2008. Com base nas informações disponíveis, a projeção é de que, em 2050, esse número dobre, com uma proporção maior de homens sendo afetados pelo problema.

Referência

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3077-20-10-dia-mundial-e-nacional-da-osteoporose-2

https://www.jornalcontabil.com.br/20-de-outubro-dia-mundial-de-combate-a-osteoporose-doenca-atinge-principalmente-idosos/

https://indianexpress.com/article/lifestyle/health/world-osteoporosis-day-2020-pandemic-coronavirus-prevention-tips-6740827/

Hashtags

#osteoporose
#osteoporosis
#diamundialdaosteoporose

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032