telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Mais de um terço da população brasileira apresentou algum grau de insegurança alimentar no biênio 2017-2018

tele-dia-mundial-da-alimentaçãosite.jpg

O dia Mundial da Alimentação não é apenas para celebrar a comida incrível que temos o privilégio de saborear, mas também para conscientizar as pessoas que não têm esse privilégio. Existem pessoas em todo o mundo que passam fome. A fome é um grande problema em vários países, e precisamos fazer mais para aumentar a conscientização e combater esse problema. Parece loucura que vivemos em um mundo em que uma grande parte da população pode se dar ao luxo de qualquer tipo de comida que desejar sem pensar duas vezes, enquanto outros lutam para colocar comida na mesa.

Também podemos usar o Dia Mundial da Alimentação para aumentar a conscientização sobre dietas saudáveis ​​e o que nosso corpo precisa. Nos últimos tempos, cresceu a educação sobre dietas saudáveis ​​e quais alimentos são bons e ruins para nosso corpo, mas ainda não chegamos lá!

O Dia Mundial da Alimentação nos dá uma grande oportunidade para mais educação e conscientização nesta área.

História do Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi lançado pela primeira vez em 1945. Ele foi criado para comemorar o lançamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O principal princípio que celebra a data é a promoção da segurança alimentar em todo o mundo, especialmente em tempos de crise. O lançamento da Organização para a Alimentação e Agricultura pelas Nações Unidas desempenhou um papel importante em levar adiante esse objetivo valioso. Sua celebração anual serve como um marcador da importância desta organização e ajuda a aumentar a conscientização sobre a necessidade crucial de políticas agrícolas bem-sucedidas a serem implementadas por governos em todo o mundo para garantir que haja alimentos suficientes para todos.

Nos últimos anos, o Dia Mundial da Alimentação usou seu dia anual de celebração para se concentrar em diferentes aspectos da segurança alimentar e da agricultura, incluindo comunidades pesqueiras, mudança climática e biodiversidade.

Apesar do Dia Mundial da Alimentação ter sido fundado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, muitas organizações diferentes ao redor do mundo celebram a data. Isso inclui o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, bem como o Programa Mundial de Alimentos. 

A fome no mundo

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 687,8 milhões de pessoas passaram fome no mundo em 2019.

O órgão prevê que a pandemia agravará ainda mais o acesso à alimentação no planeta em 2020 e que a covid-19 pode empurrar até 132 milhões de pessoas para situações de fome.

No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em setembro, mais de um terço da população brasileira apresentou algum grau de insegurança alimentar no biênio 2017-2018, maior índice registrado desde 2004, quando o levantamento foi feito pela primeira vez.

No entanto, a ação de instituições religiosas, empresas e ONGs tem amenizado este sofrimento com a distribuição de alimentos à população mais vulnerável.

Hashtags

#fomenobrasil
#diamundialdaalimentação

Referências

https://catracalivre.com.br/cidadania/dia-mundial-da-alimentacao-ongs-que-ajudam-no-combate-a-fome-no-brasil/
https://nationaltoday.com/world-food-day/
https://www.daysoftheyear.com/days/world-food-day/

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032