13 de outubro — Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Profissional tem impacto de mudança de vida para aqueles com problemas de saúde mental

tele-dia-do-fisioterapeutasite.jpg

Data

O dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Essa data foi escolhida por representar o dia da criação dessas profissões e era comemorada anualmente pela categoria, apesar de não ser reconhecida por lei. Em janeiro de 2015, a Lei nº 13.084 que estabeleceu oficialmente a celebração da data em todo território nacional, foi sancionada.

Áreas de Campo

A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. O profissional dessa área é denominado de fisioterapeuta e deve ter formação acadêmica superior nessa área.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), as diferentes áreas desse campo de atuação são :

• fisioterapia clínica,
  • saúde coletiva,
  • educação e
  • outras.

Na fisioterapia clínica, o profissional está habilitado a atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitações, entre outras unidades de saúde. Na saúde coletiva, o fisioterapeuta é responsável por promover ações que garantam a saúde de grupos de pessoas, podendo participar, por exemplo, de programas de fisioterapia do trabalho e de ações básicas de saúde. Na área da educação, o profissional pode atuar em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas no campo. Por fim, a área classificada como “outras” engloba o desenvolvimento de equipamentos e produtos para fisioterapia e a atuação na área esportiva.

O que faz um fisioterapeuta ?

Fisioterapia é o tratamento de lesões, doenças e distúrbios por meio de métodos físicos - como exercícios, massagem, manipulação e outros tratamentos - em vez de medicação e cirurgia.

Muitas pessoas podem acreditar que os fisioterapeutas trabalham principalmente com lesões nas costas e relacionadas com esportes, mas nem sempre é esse o caso. Fisioterapeutas são profissionais de saúde altamente treinados que fornecem tratamento para pessoas que sofrem de problemas físicos decorrentes de lesões, doenças, enfermidades e envelhecimento.

O objetivo do fisioterapeuta é melhorar a qualidade de vida de uma pessoa usando uma variedade de tratamentos para aliviar a dor e restaurar a função ou, no caso de lesão ou doença permanente, para diminuir os efeitos de qualquer disfunção.

A educação também é um papel essencial na fisioterapia. Os fisioterapeutas passam muito tempo educando os pacientes, suas famílias e a comunidade para prevenir lesões e ajudar as pessoas a terem estilos de vida saudáveis. Um fisioterapeuta também pode planejar e implementar programas comunitários de condicionamento físico. Finalmente, os fisioterapeutas também podem emitir certificados de baixa por doença, caso seja necessário.

Durante sua carreira, os fisioterapeutas tratam todos os tipos de pessoas, incluindo crianças com paralisia cerebral, bebês prematuros, mulheres grávidas, pessoas em reabilitação, atletas, idosos (para tentar colocá-los em forma) e aqueles que precisam de ajuda após doenças cardíacas, derrames ou grande cirurgia.

O fisioterapeuta, portanto, possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papeis desempenhados por esse profissional, podemos citar a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

A terapia ocupacional, por sua vez, é uma área relacionada com o estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar essas tarefas, garantindo assim seu bem-estar e independência.

Para exercer a profissão, faz-se necessária a realização de um curso superior em terapia ocupacional. Após adquirir a formação adequada, esse profissional pode atuar em empresas, ambulatórios, clínicas, creches, escolas e sistemas prisionais, além de poder realizar projetos sociais. Vale destacar que o terapeuta ocupacional tem que lidar com pessoas com dificuldades no desempenho de tarefas simples, sendo fundamentais paciência e amor pela área escolhida.

Tanto a Fisioterapia quanto a Terapia Ocupacional são fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar da população em geral. Sendo assim, nada mais justo que homenagear esses importantes profissionais todos os anos.

Referência