telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

11 de outubro - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo

tele-prevencao-da-obesidadesite.jpg

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi instituído pela Lei nº 11.721/2.008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

A obesidade é um problema de saúde comum que é definido por ter um alto percentual de gordura corporal. Um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou superior é um indicador de obesidade. Nas últimas décadas, a obesidade se tornou um problema de saúde considerável. Na verdade, agora é considerado uma epidemia.

O alerta é que crianças obesas podem ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde.

fd6583a81a7fc207a1c0230cbcbb4a5b.jpg

Números

Segundo dados da Organização, mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade. No Brasil, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um aumento da obesidade de mais de 300% entre meninos, indo de 4,1% em 1989 para 16,6% . Entre as meninas esta variação foi ainda maior: 2,4% em 1989 para 11,8% . Estudos populacionais mostram que a criança obesa tem de 50% a 80% de chance de se tornar um adulto jovem obeso comparado ao risco menor de 10% em crianças com peso adequado.

Apesar das percentagens crescentes, existem muitas maneiras de prevenir a obesidade em crianças e adultos. 

Prevenção de obesidade para crianças

A prevenção da obesidade começa em uma idade jovem. É importante ajudar os jovens a manter um peso saudável sem se concentrar na balança.

Amamentar bebês, quando possível
Uma análise de 2014 de 25 estudos descobriu que a amamentação estava associada a um risco reduzido de obesidade infantil. No entanto, os estudos são mistos quando se trata do papel da amamentação na prevenção da obesidade, e mais pesquisas são necessárias.

Alimente crianças em crescimento com porções adequadas
A American Academy of Pediatrics explica que crianças não precisam de grandes quantidades de comida. De 1 a 3 anos de idade, cada centímetro de altura deve equivaler a cerca de 40 calorias de ingestão de alimentos. Incentive as crianças mais velhas a aprender como são os vários tamanhos de porções.

Construa relacionamentos iniciais com alimentos saudáveis
Incentive seu filho a experimentar uma variedade de frutas, vegetais e proteínas desde tenra idade. À medida que envelhecem, podem ser mais propensos a incorporar esses alimentos saudáveis ​​em sua própria dieta.

Coma alimentos saudáveis ​​em família
Mudar os hábitos alimentares em família permite que as crianças tenham uma alimentação saudável desde cedo. Isso tornará mais fácil para eles continuarem a seguir bons hábitos alimentares à medida que se tornarem adultos.

Incentive a criança a comer devagar e apenas quando estiver com fome
Comer demais pode acontecer se você comer quando não estiver com fome. Esse excesso de combustível acaba sendo armazenado como gordura corporal e pode levar à obesidade. Incentive seu filho a comer apenas quando sentir fome e a mastigar mais devagar para uma melhor digestão.

Limite os alimentos não saudáveis ​​em casa
Se você levar alimentos não saudáveis ​​para a casa, é mais provável que seu filho os coma. Tente abastecer a geladeira e a despensa com alimentos saudáveis ​​e, em vez disso, permita lanches menos saudáveis ​​como uma “guloseima” rara.

Incorpore atividades físicas divertidas e emocionantes
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças e adolescentes obtenham pelo menos 60 minutos de atividade física diariamente. Atividades físicas divertidas incluem jogos, esportes, aulas de ginástica ou até mesmo tarefas ao ar livre.

Limite o tempo de uso de aparelhos eletrônicos do seu filho
Mais tempo sentado em frente a uma tela significa menos tempo para atividades físicas e um bom sono. Como os exercícios e o sono desempenham um papel importante para um peso saudável, é importante incentivar essas atividades durante o computador ou tempo de TV.

Certifique-se de que todos estão dormindo o suficiente
A pesquisa sugere que tanto crianças quanto adultos que não dormem o suficiente podem acabar pesando mais. Os hábitos de sono saudáveis ​​da National Sleep Foundation incluem um horário de sono, um ritual para dormir e um travesseiro e colchão confortáveis.

Saiba o que seu filho está comendo fora de casa
Seja na escola, com amigos ou enquanto é cuidado por babá, as crianças têm muitas oportunidades de comer alimentos não saudáveis ​​fora de casa. Você nem sempre pode estar lá para monitorar o que comem, mas fazer perguntas pode ajudar.


Prevenção da obesidade para adultos

Muitas dessas dicas de prevenção da obesidade são as mesmas para perder ou manter um peso saudável. O ponto principal é que seguir uma dieta saudável e praticar mais atividade física pode ajudar a prevenir a obesidade.

Consumir menos gordura “ruim” e mais gordura “boa”
Ao contrário da crença por trás da mania das dietas com baixo teor de gordura dos anos 90, nem toda gordura é ruim. Um estudo publicado no Nutrition Journal, mostrou que a ingestão de gorduras alimentares saudáveis, como as gorduras poliinsaturadas, pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco de obesidade.

Consumir alimentos menos processados ​​e açucarados
De acordo com um estudo de 2016 publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​está associado a um maior risco de obesidade. Muitos alimentos processados ​​são ricos em gordura, sal e açúcar, o que pode estimular a ingestão excessiva.

Coma mais porções de vegetais e frutas
A recomendação diária para ingestão de frutas e vegetais é de cinco a nove porções por dia para adultos. Encher seu prato com vegetais e frutas pode ajudar a manter as calorias razoáveis ​​e reduzir o risco de comer demais.

Coma muita fibra dietética
Estudos continuam a mostrar que a fibra dietética desempenha um papel na manutenção do peso. Um ensaio de 2012, descobriu que pessoas que tomaram um suplemento de complexo de fibras três vezes ao dia durante 12 semanas perderam até 5 por cento do peso corporal.

Concentre-se em comer alimentos de baixo índice glicêmico
O índice glicêmico (IG) é uma escala usada para medir a rapidez com que um alimento aumenta o açúcar no sangue. Focar em alimentos com baixo IG pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Manter os níveis de glicose no sangue estáveis ​​pode ajudar no controle de peso.

Envolva a família em sua jornada
O apoio social não é apenas para crianças e adolescentes - é importante que os adultos também se sintam apoiados. Quer cozinhar com a família ou passear com amigos, envolver as pessoas pode ajudar a encorajar um estilo de vida saudável.

Pratique atividades aeróbicas regulares
Incorporar a atividade física regular em sua programação é importante para manter ou perder peso, entre outros benefícios. O CDC (Center for Disease Control and Prevention) recomenda 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana.

Incorpore um regime de treinamento de peso
O treinamento com pesos é tão importante para a manutenção do peso quanto a atividade aeróbica. Além da atividade aeróbica semanal, a OMS recomenda o treinamento com pesos que envolva todos os seus principais músculos pelo menos duas vezes por semana.

Reduzir o Estresse
O estresse pode ter muitos efeitos no corpo e na mente. Um estudo de 2012 sugere que o estresse pode desencadear uma resposta cerebral que muda os padrões de alimentação e leva ao desejo por alimentos de alto teor calórico. Comer muitos alimentos com alto teor calórico pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade.

Planejamento
É muito mais fácil comprar alimentos saudáveis ​​na mercearia quando você tem um plano. Criar um orçamento e uma lista de alimentos para suas compras pode ajudar a evitar a tentação de alimentos não saudáveis. Além disso, preparar refeições pode permitir que você tenha refeições saudáveis ​​prontas para viagem.

Por que a prevenção é importante?

A prevenção da obesidade desempenha um papel importante na boa saúde. A obesidade está associada a uma longa lista de condições crônicas de saúde, muitas das quais se tornam mais difíceis de tratar com o tempo. Essas condições incluem:

  • síndrome metabólica
  • diabetes tipo 2
  • pressão alta
  • triglicerídeos altos e colesterol "bom" baixo
  • doença cardíaca
  • derrame
  • apnéia do sono
  • doença da vesícula biliar
  • problemas de saúde sexual
  • doença hepática gordurosa não alcoólica
  • osteoartrite
  • condições de saúde mental

Ao focar na prevenção da obesidade e nas mudanças no estilo de vida, pode ser possível retardar ou prevenir o desenvolvimento dessas doenças.

Tratamento pode ser feito na rede pública de saúde
  
O tratamento para combater o sobrepeso e a obesidade pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece orientação associando exercícios físicos e reeducação alimentar. Quando o paciente sofre de obesidade mórbida (IMC acima de 35) e corre risco de morte, é indicada a cirurgia de redução de estômago, que também é oferecida pelo SUS. 

O Ministério da Saúde oferece também treinamento aos profissionais de saúde com o objetivo de combater o problema. Para saber sobre locais de tratamento, ligue para o Disque Saúde ou procure a secretaria de Saúde do seu município.
 

Referências

https://www.cdc.gov/obesity/strategies/index.html

https://www.healthline.com/health/how-to-prevent-obesity

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3046-11-10-dia-mundial-da-obesidade-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade-2

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032