telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

10 de outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

Data tem o intuito de demonstrar a importância de cuidar da Saúde Mental

tele-dia--mundial-da-saude-mentalsite.jpg

Por Luciana Geocze

A saúde mental engloba o homem no seu todo biopsicossocial. Podemos considerar a saúde mental como um equilíbrio da interação do indivíduo com seu meio interno e externo; as suas características orgânicas e os seus antecedentes pessoais e familiares (Fonseca, 1985).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. 

Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas foi pactuada em julho de 2011, pelo Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, e prevê, a partir da Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais. 

Esse modelo se pauta na tentativa de construir um sistema de assistência orientado pelos princípios fundamentais do SUS (universalidade, equidade e integralidade).

Quando o que acontece na sua mente é negligenciado, é possível que ocorra um processo de somatização, manifestações físicas que ocorrem no corpo em consequência de problemas não resolvidos na mente.

Dicas para uma boa Saúde Mental

  1. Praticar atividade física e manter-se ativo 
  2. Reservar um momento para atividades que proporcione prazer
  3. Tentar manter o sono regulado
  4. Adquirir novas habilidades e hobbies
  5. Aceitar-se como você é 
  6. Manter o equilíbrio entre trabalho e atividades de lazer.
  7. Preservar e manter um tempo para família e amigos
  8. Manter um estilo de vida saudável.
  9. Procurar alimentar-se corretamente 
  10. Buscar ajuda sempre que sentir que não está bem

Sempre busque ajuda para manter sua saúde mental! Assim como o corpo precisa de atenção para ficar saudável, a mente também precisa. Consulte um psicólogo ou psiquiatra sempre que sentir necessidade. 

FONSECA, A.F. (1985). Psiquiatria e Psicopatologia. Lisboa: Fundação Calouste Goulbenkian.

MOLINER, Juliane de; LOPES, Stella Maris Brum. Saúde mental na atenção básica: possibilidades para uma prática voltada para a ampliação e integralidade da saúde mental. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 22, p. 1072-1083, 2013.

NUNES, Mônica ; Jucá, Vládia Jamile dos Santos; VALENTIM, Carla Pedra. Ações de Saúde Mental no Programa Saúde da Família: confluências e dissonâncias das práticas com os princípios das reformas psiquiátrica e sanitária. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 2375-2383, 2007.

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032