29 de agosto, dia nacional de combate ao fumo

A Organização Mundial da Saúde também considera o tabaco uma epidemia

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Em 2020, a data continua a trabalhar o tema Tabagismo e coronavírus (Covid-19). Isso porque o tabagismo — também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — tem papel de destaque no agravamento da pandemia de Covid-19, já que é fator de risco para transmissão do vírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19. A campanha também aborda a importância do não fumar e de adotar comportamentos saudáveis no momento que houver retorno gradual a atividades cotidianas.

Dados

• Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns e sua incidência cresce 2% ao ano, estando associado ao consumo do tabagismo em 90% dos casos.
  • A epidemia global do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano por doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao seu consumo, das quais cerca de 1,2 milhão ocorre em não fumantes que morrem exatamente de doenças relacionadas ao tabagismo passivo.
  • Quase 80%, mais de 1 bilhão de fumantes em todo mundo, vivem em países de baixa e média renda, onde o peso da doença e mortes relacionadas ao tabaco é ainda maior.
  • Ainda há no mundo mais de 1,3 bilhão de pessoas que fazem uso contínuo do tabaco. Só no Brasil são mais de 22 milhões de pessoas.
  • Temos hoje 40 milhões de usuários de tabaco na faixa etária entre 13 a 15 anos, que são, justamente, o alvo da indústria do tabaco.
  • As pesquisas mostram a contribuição do tabagismo para os casos de hipertensão, diabetes e cardiopatias, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão. A questão do tabagismo no Brasil não se esgota na área de saúde e necessita da parceria de outros ministérios. Além disso, medidas legislativas e econômicas são fundamentais para alcançar o controle do tabaco.

Cartaz da campanha elaborado pelo INCA:

Quer parar de fumar?

Saiba onde é oferecido tratamento no seu estado. Entre em contato com a coordenação de tabagismo do seu estado.

São Paulo (SP)
Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod)
Endereço: Rua Prates, 165, Bom Retiro / CEP: 01121-000 / São Paulo - SP
Coordenadora: Sandra Silva Marques