telessaude_horizontal-site.png
Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business spotfy.png Spotfy

25 de outubro - Dia da Saúde Bucal e dia do dentista

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Durante a pandemia, 66% das crianças brasileiras deixaram de ir ao dentista

dia-do-dentista-e-da-saude-bucalsite.jpg

Dia Nacional da Saúde Bucal

A saúde bucal vai além da aparência causada pelo sorriso ou o hálito e pode estar diretamente ligada a outros problemas de saúde. Uma má higienização da cavidade oral pode acarretar cárie, placa bacteriana, gengivite e outros problemas que podem favorecer a entrada de microrganismos na corrente sanguínea e causar infecções, afetando a alimentação e a mastigação. Sem falar que infecções podem evoluir, por meio da corrente sanguínea, afetar outros órgãos, tornando-se graves.

Uma má higienização da boca pode gerar o acumulo de resíduos alimentares nos dentes e próteses, formando a placa bacteriana, uma das causas da gengivite e de cáries. As bactérias presentes em nossas bocas se alimentam dos nutrientes presentes na saliva e resquícios de alimentos, liberam ácidos diretamente no esmalte dos dentes e com isso. Formam-se as cárie, a placa bacteriana que ocasiona a doença periodontal, infecções na estrutura dentária (ossos e gengivas).

Além de possivelmente resultarem na perda dos dentes, causam mau hálito e gengivite, tanto a cárie quanto a doença periodontal também propiciam a entrada de microrganismos na corrente sanguínea.

Dia do Dentista

Na mesma data também é comemorado o Dia do cirurgião-dentista, profissional de suma importância para a manutenção da saúde como um todo, afinal a atuação das equipes de odontologia não se restringe somente aos tratamentos dentários estéticos. O cirurgião dentista tem uma ampla área de trabalho, que vai desde a orientação quanto à higiene bucal, até os casos complexos de pacientes com traumas de face, casos que precisam de cirurgias bucomaxilofaciais.

Pandemia

Os consultórios odontológicos do país tiveram a redução de 88% de seu volume de procedimentos em crianças durante o mês de abril, comparado ao mesmo mês de 2019. A redução média de atendimentos odontológicos das crianças foi de 66% entre os meses de janeiro a maio, ou seja, dois terços da demanda foi reprimida por conta da pandemia de Covid-19. 

Você sabia que é possível obter dentista gratuito pelo SUS pelo projeto Brasil Sorridente ?

O que é o programa Brasil Sorridente ?
É um programa do governo que permite o acesso da população brasileira sem condições financeiras a vários tratamentos odontológicos, através do SUS, de forma gratuita. Segundo a OMS, o Brasil é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público de todo o mundo.
Em geral, as consultas são realizadas nas unidades de atendimento do SUS, como UBS, USF, CEO e UPA.
Há também unidades odontológicas móveis, com o objetivo de garantir que o programa esteja acessível para todo o país, inclusive aos povos indígenas.

Para marcar consulta é necessário verificar se há atendimento odontológico gratuito em seu município indo até um posto de saúde com o Cartão SUS.

Referências

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=277721

https://cartaodosus.info/dentista-brasil-sorridente/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/25/atendimento-odontologico-de-criancas-diminuiu-em-88-no-pico-da-pandemia.htm

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032